Apesar de uma surpreendente derrota para a Geórgia, quando já estava classificada, na última rodada das eliminatórias da Uefa, Portugal surge para a Copa 2024 como uma das favoritas ao título. O técnico Jorge Braz está no cargo desde 2010 e no Uzbequistão vai ter uma primeira fase complicada: o campeão africano, Marrocos; o campeão da Concacaf, Panamá; e os estreantes do Tadjiquistão.
O capitão Pany Varela é o destaque do time. Aos 35 anos, ele nasceu em Cabo Verde e atualmente joga no Sporting, de Lisboa. O ala é remanescente do time bicampeão europeu em 2018 e 2022, e do time campeão do mundo em 2021.

Portugal
Técnico: Jorge Braz
Ranking da Fifa: 2º
Participações em Copas: 7
Melhor desempenho: campeã em 2021
Destaques: André Coelho, Pany Varela e Zicky Té
Representante da Concacaf
A estreia portuguesa vai ser contra o Panamá, dia 16 de setembro, em Tashkent. Os panamenhos venceram o Campeonato da Concacaf (Confederação das Associações de Futebol das Américas do Norte, Central e Caribe). O técnico Alex Del Rosario conta, entre os titulares, com os três melhores jogadores do continente: o goleiro Penaloza, o ala Maquensi e o fixo Ortiz.
Panamá
Técnico: Alex Del Rosario
Ranking da Fifa: 44º
Participações em Copas: 4
Melhor desempenho: chegaram às oitavas em 2012
Destaques: Penaloza, Maquensi e Ortiz
Representante da CAF
Melhor africano no ranking da Fifa, o Marrocos quer fazer mais do que fez no último Mundial, na Lituânia, em 2021. Lá, o eles chegaram às quartas de final e foram eliminados pelo Brasil. O craque do time é o treinador Hicham Dguig, ídolo da seleção nacional na década de 2000 e técnico desde 2010.

Marrocos
Técnico: Hicham Dguig
Ranking da Fifa: 6º
Participações em Copas: 4
Melhor desempenho: quartas de final em 2021
Destaques: Bakkali, Charraoui e El-Mesrar
Representante da AFC
Fechando o grupo, está o estreante Tadjiquistão. O representante da Ásia conquistou a vaga sendo semifinalista da Copa Asiática e perdendo a disputa do terceiro lugar, nos pênaltis, para o Uzbequistão. A seleção chegar às oitavas seria uma grande zebra.
Tadjiquistão
Técnico: Pairav Vohidov
Ranking da Fifa: 34º
Participações em Copas: 1
Melhor desempenho: estreante em 2024.
Destaques: Bekmurodov, Salomov e Sardorov
Tabela de jogos do Grupo E

16/9
Tadjiquistão x Marrocos
Portugal x Panamá
19/9
Marrocos x Panamá
Portugal x Tadjiquistão
22/9
Panamá x Tadjiquistão
Portugal x Marrocos
*Classificam-se à próxima fase as duas melhores seleções do grupo e, dentre os seis grupos, as quatro melhores terceiras colocadas.