FPF
Portugal fez campanha impecável na primeira fase da competição

Portugalterminou a 1.ª fase de apuramento para o Mundial’ 2024 com um registo inteiramente vencedor, ao derrotar esta terça-feira a Bielorrússia, por 4-2, em jogo disputado na Arménia, no FFA Technical Center.

Com este triunfo e já com a passagem à Ronda de Elite assegurada, Portugal fechou o Grupo 4 da Ronda Principal com 12 pontos no 1.º lugar, com quatro vitórias em outros tantos jogos. A Lituânia terminou com quatro pontos e a Bielorrússia com um.

O sorteio da Ronda de Elite está agendado para 5 de julho. As 20 equipes ficarão distribuídas em cinco grupos de quatro, com jogo em casa e fora.

Quando ao jogo, a formação orientada por Jorge Braz entrou forte na partida e chegou ao primeiro golo por intermédio de Erick, logo aos 2’. Jogada coletiva de Portugal, com Zicky a isolar o universal para o 1-0. Aos 6’, Neves esteve perto de aumentar, mas o guarda-redes adversário negou o segundo golo. Um minuto depois, Pauleta atirou forte ao lado e Aleksei Pinchuk criou perigo na resposta, com Edu a negar o empate.

A equipe bielorrussa foi equilibrando e, aos 10’, Scherbich desperdiça em boa posição. Nos minutos seguintes, a formação liderada por Aleksandr Chernik foi aumentando a intensidade e teve um par de situações perigosas. Aos 16′, Tomás Paçó rouba uma bola em zonas adiantadas e serve Neves, que esteve perto de aumentar a vantagem. Perto do intervalo, mais concretamente aos 19′, a Dmitri Los viu segundo amarelo e respectivo vermelho. No seguimento da momentânea inferioridade numérica do adversário, Portugal carregou e chegou ao 2-0, da autoria de Bruno Coelho.

Na segunda parte, a Equipe das Quinas voltou a entrar dominante e aos 22′, na sequência e uma bola parada, Tiago Brito atirou forte à barra. Na resposta, Scherbich obrigou André Sousa a uma defesa apertada. Aos 23′, Artsiom Zuyenak reduziu mesmo para 2-1. Cinco minutos depois, Shimanovski fez o empate, no seguimento de uma bola parada. Na resposta, Fábio Cecílio voltou a colocar Portugal na frente depois de uma jogada individual de classe. A Equipa das Quinas acelerou, pressionou a Bielorrússia e fez mesmo o 4-2. Pressão de Zicky, roubo de bola e o pivô não desperdiçou, batendo Aleksei Luksha. Aos 32′, a jogada perigosa da formação bielorrussa, que enviou uma bola à trave de Portugal. Aos 35′, André Coelho recebe bola longa de André Sousa e, numa jogada de insistência, esteve perto de mais um golo.

No final, a Bielorrússia tentou o 5×4, mas Portugal defendeu bem e o resultado não se alterou mais.