UEFA

Portugal segue adiante na Euro. Foto: UEFA

As quartas-de-final do UEFA Futsal EURO 2022 começaram de forma emocionante na segunda-feira, com Portugal a perder por duas vezes antes de terminar a campanha de estreia da Finlândia, antes de a Ucrânia chegar à quarta semi-final, 17 anos após a terceira, ao eliminar um dos favoritos, o Cazaquistão.

A ação continua na terça-feira, quando a Rússia defronta a Geórgia pelo direito de defrontar a Ucrânia e a Espanha defronta a Eslováquia, com os vencedores a defrontarem Portugal na outra semi-final de sexta-feira.

Portugal 3-2 Finlândia

Os detentores do título estão apurados, mas um dos três estreantes nas finais a chegar às meias-finais os empurrou até ao fim. A Finlândia pressionou cedo, mas o detentor do título abriu vantagem aos quatro minutos, quando Pany Varela mostrou uma explosão de velocidade pela esquerda e cruzou para Afonso Jesus virar. Hosio bateu o peito no poste mais distante. Afonso voltou a marcar, no entanto, acertando no pontapé de saída de Bruno Coelho.

Parecia que a Finlândia estava em desvantagem, mas pouco menos de sete minutos do segundo tempo eles empataram com um chute de sua autoria, a bola de Jukka Kytölä encontrou docemente pelo capitão Panu Autio. Mas Portugal não ficou invicto competitivamente desde a Copa do Mundo de 2016 sem responder a contratempos e o bom trabalho de pés de Miguel Ângelo e o chute angulado fizeram o 3-2.

A Finlândia deu tudo para empatar, especialmente Autio em seu último jogo internacional após 16 anos, 149 jogos e 101 gols, mas eles caíram, a campainha tocando antes mesmo de um chute de longa distância de Pany. -ano de reinado.

Coelho na vitória de Portugal

Bruno Coelho, jogador de Portugal : “Sabíamos que ia ser um jogo difícil. A Finlândia é muito forte fisicamente e joga muito bem. São muito pragmáticos e sabíamos que ia ser difícil mas estivemos sempre muito concentrados durante os 40 minutos inteiros e conseguimos vencer.”

Panu Autio, capitão da Finlândia : “A Finlândia pode continuar a melhorar. Temos um grande número de seguidores no futsal na Finlândia, muitos jovens talentos na equipa, que podem crescer como jogadores com esta experiência. Uma nova geração está a chegar! longa jornada. Estou na seleção há 16 anos.

Cazaquistão 3-5 Ucrânia

Sem Taynan e Edson, suspensos, o Cazaquistão começou brilhantemente, mas a Ucrânia conseguiu segurá-los e liderou com um pênalti aos 14 minutos batido por Petro Shoturma, depois que Ihor Korsen foi derrubado dentro da área por Azat Valiullin, que havia sido um dúvida de lesão pré-jogo. Douglas Junior por duas vezes esteve perto do intervalo, acertando o travessão à queima-roupa.

No início do segundo tempo, Korsen dobrou a vantagem de forma soberba ao aproveitar um passe longo de Mykhailo Zvarych, controlando o voleio e acertando Higuita. Quando o guarda-redes do Cazaquistão fez pressão, Zvarych rematou para a baliza vazia para o terceiro e a Ucrânia quase conseguiu mais no mesmo estilo. No entanto, Douglas Junior recuou com uma finta e chutou a sete minutos do final, e uma finalização frenética se seguiu.

Restavam pouco mais de dois minutos quando Birzhan Orazov recuou novamente, e a prorrogação definitivamente se aproximava. Exceto em 48 segundos, Volodymyr Razuvanov e Yaroslav Lebid marcaram de longe no meio-campo da Ucrânia, com o gol do Cazaquistão desprotegido. Orazov teve tempo para o sétimo golo da fase final do torneio, mas o tempo do Cazaquistão acabou.

Ihor Khorsun, jogador da Ucrânia : “Para mim é uma grande emoção e como um sonho. Trabalhamos muito para isso. Fiz um grande jogo, tantas oportunidades para ambos os lados, e é por isso que estou tão emocionado. vai encontrar mais energia para o próximo jogo – existem alguns eventos que talvez só aconteçam uma vez na vida, então você deve dar tudo. Acreditávamos desde o início, estávamos prontos e desde o primeiro segundo jogamos para vencer.”

Higuita, capitão do Cazaquistão : “Esta derrota dói muito, mas sabíamos que a Ucrânia é uma equipa muito competitiva. Preparamos este jogo até ao limite, mas depois sofremos um golo e tudo ficou mais difícil para nós. Estávamos a perder jogadores importantes, mas parabéns à Ucrânia . Quanto a nós, vamos de novo e vamos tentar focar no nosso próximo objetivo. A vida continua.”