Portugal entrou da melhor forma no Grupo E da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato do Mundo de Futsal 2024, ao vencer a Finlândia por 5-1, num encontro disputado na Energia Areena, em Vantaa (Helsínquia). No outro jogo do agrupamento, a Geórgia derrotou a Arménia por 2-1.

FPF
Portugal vence na estreia

Quanto ao jogo, os finlandeses entraram muito pressionantes, a pegar no jogo e a dar muito trabalho à Equipa das Quinas. Aos 2′, Korpela obriga Edu a defesa apertada. Após esse períogo inicial, onde a Finlândia mostrou assertividade, Portugal pegou no jogo e começou a dominar as incidências da partida. André Coelho, em duas ocasiões aos 6′, à passagem dos 10′. Pauleta combina bem com Carlos Monteiro e atira muito perto do poste. O camisa 7, no minuto seguinte, esteve perto do golo com um remate muito perigoso. A formação comandada por Jorge Braz dominava agora o jogo por completo, sobretudo com a ajuda de Zicky a segurar a bola e a combinar.

Edu foi decisivo aos 14, ao fazer uma enorme defesa após perda de bola de Portugal. No mesmo minuto, Pany dispôs de uma dupla oportunidade, após isolar-se frente ao guardião nórdico.

Com cinco faltas, a Finlândia apostou no 5×4 para gerir o jogo, sem arriscar nada. A dois minutos do fim da 1.ª parte, Pany sofre falta e é assinalado livre de 10 metros. André Coelho não falha e faz o 1-0.

Na segunda metade do encontro, André Coelho ameaçou o 2-0, já depois de Hosio ter criado perigo junto da baliza de Edu. Aos 24′, a Equipa das Quinas ficou muito perto de mais um golo. Saída fora de tempo de Savoilanen e Afonso atirou ligeiramente por cima.

A Finlândia reagiu e foi criando perigo. Edu estava intransponível e foi negando o golo da equipa da casa. Aos 27′, Pauleta tem um trabalho individual na direita, finta para dentro e remata sem hipótese para o 2-0. Carlos Monteiro e Zicky, na recarga, estiveram perto de acrescentar mais um golo, mas o guardião Savoilanen revelou acerto. A Finlândia, aos 30′, teve uma oportunide flagrante para reduzir, mas o remate de Kunnas embateu no poste.

Numa transição rápida, Portugal aproveitou a superioridade numérica e fez o 3-0, novamente por André Coelho (33′). Pouco depois, Zicky quase aumentou a contagem, na sequência de um desvio após uma bola parada. Num lance de insistência, Fábio Cecílio (36′) aumentou para 4-0, seguindo-se o golo de Pany (39′), já com a Finlândia em 5×4. A fechar, Vanha (39′) reduziu e fechou as contas do jogo em 5-1.

FPF
Portugal vence na estreia

A Equipa das Quinas está inserida no Grupo E da Ronda de Elite, juntamente com Geórgia, Arménia e Finlândia, em jogos fora e em casa. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo, que será disputada no Uzbequistão. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus. Depois do encontro com a Finlândia, Portugal enfrenta a Geórgia, a 20 de setembro, em Viseu (21h30).