Contar com o melhor jogador do mundo é o maior trunfo de Portugal no Mundial de futsal da Fifa. Artilheiro da competição na Colômbia, Ricardinho liderou mais uma vez o time lusitano e com direito a golaço contra o Azerbaijão, que contava com técnico e seis jogadores brasileiros. Neste domingo, em Cali, os portugueses venceram por 3 a 2 e se classificaram para a semifinal contra a Argentina, que goleou o Egito horas antes.

FIFA

Artilheiro do Mundial, Ricardinho fez outra bela exibição. Foto: FIFA

Eleito pela Fifa o melhor do mundo por três vezes (2010, 2014 e 2015), Ricardinho anotou o terceiro gol português. Capitão do time, ele escorou com maestria uma bola com a panturrilha para passar pelo goleiro Kurdov e chegar ao 12º gol neste Mundial. Djo e João Matos também balançaram a rede para Portugal. Thiago Bolinha e Eduardo, que são brasileiros, fizeram os gols do Azerbaijão.

Esta é a segunda vez que Portugal alcança a semifinal do Mundial da Fifa. No ano 2000, na Guatemala, o país ficou com a terceira colocação. Com Ricardinho inspirado, Portugal tem grandes chances de fazer na Colômbia sua melhor campanha em Mundiais, mas para isso precisa bater a Argentina na semifinal. Irã e Rússia decidem a outra vaga na final.

FIFA

Goleiro português se destacou. Foto: FIFA

O jogo

Ricardinho desde o início do primeiro tempo mostrou ser o nome do jogo, colocou duas bolas entre as pernas dos marcadores, deu o drible elástico. Djo abriu o placar para Portugal aos oito minutos em um chute quase sem ângulo pela esquerda. Quatro minutos depois, Thiago Bolinha escorou uma bola cruzada por Eduardo para empatar. Só que no final do primeiro tempo, João Matos colocou Portugal novamente em vantagem, com um gol de cabeça após cobrança de escanteio.

No segundo tempo, a estrela de Ricardinho brilhou. Ele escorou uma bola com a panturrilha para vencer o goleiro Kurdov aos oito minutos. Dois gols atrás no placar, o Azerbaijão apostou no goleiro-linha e se deu bem. Eduardo, que estava fazendo a função de goleiro-linha, diminuiu aos 14 minutos. Portugal foi pressionado, mas ainda teve tempo para Ricardinho tentar um gol de bicicleta e por pouco não teve sucesso. Nada que atrapalhasse a classificação portuguesa. O gol de panturrilha de Ricardinho selou a vitória.

FIFA

Portugal quer chegar à final pela 1ª vez. Foto: FIFA