Um pivô alto, rápido e habilidoso, dotado de grande técnica e que, além de jogar de costas para o gol, gosta de vir para a ala e chamar o adversário para o “um contra um”. Esse é Pito, principal jogador do Carlos Barbosa campeão da LNF 2015. Na decisão, o jogador, eleito melhor do torneio na sua posição, marcou um gol antológico de bicicleta.
Seu rendimento chamou a atenção de times europeus e ele foi vendido para o El Pozo, um dos maiores times da Espanha. Todo esse predicado, porém, talvez não seja suficiente para que ele esteja com a seleção brasileira na Copa do Mundo.
Isso porque Pito se desligou do time gaúcho no começo de maio. Contudo, ele não se apresentará na Espanha, e sim entrará de férias, ficando inativo até setembro, quando ocorre o mundial. Em junho, o brasileiro será um dos astros do NAS Sports Tournament, campeonato em Dubai que ocorre durante o Ramadã e reúne grandes estrelas de todo o planeta.
Conforme revelou a reportagem, o torneio, chamado de ‘All-Star Game’ do Futsal, mostrou em 2015 o poder de investimento dos sheiks. No mínimo, 10 mil dólares por jogador para sete partidas, além de hotel 5 estrelas, carro 24 horas para onde quiser e alimentação gratuita. Alguns astros ganharam 50.000 euros somente pelo campeonato.
Como a temporada brasileira segue em curso, os jogadores que jogam no país não participam da competição, e Pito revelou ao www.espn.com.br que esse foi um dos motivos para deixar o time gaúcho antes de ir efetivamente para a Espanha.
Perguntado se isso pode prejudica-lo na briga pelas vagas no Mundial, ele mostrou sinceridade. “Pode prejudicar, mas vou continuar treinando em Chapecó, que é minha cidade. Se o professor optar, tudo bem, se não paciência”, disse Pito.
Notícia: Henrique Munhos/ESPN
Imagem: Ricardo Artifon