A jornada 24 deixou duas novas eliminatórias para o Play Off pelo título. As duas equipas da Região de Múrcia conseguem a passagem à Fase Final do título depois de terem vencido os seus jogos frente às duas equipas navarras da categoria. Os de Javi Rodríguez, que têm todas as aspirações postas no título da Liga, vão procurar chegar a uma Final que não alcançam desde 2018/19 para levantar a Liga que não conquistam desde uma década antes. Enquanto isso, Jimbee Cartagena jogará seu terceiro Play Off pelo título com o objetivo de superar sua barreira das quartas de final em uma temporada em que também segue vivo na Copa SM El Rey.

ElPozo Murcia Costa Cálida vai aspirar ao seu sexto título da Liga ao tornar-se na quarta equipa a obter matematicamente a classificação para o Play Off do título e fê-lo precisamente contra a equipa contra a qual a equipa murciana conquistou a sua quinta e última Liga no 2009 /10 temporada. A equipe orientada por Javi Rodríguez voltou a estar vitoriosa (0-2) após o empate frente ao Mallorca Palma Futsal e a derrota frente ao Real Betis Futsal. Os gols solitários de Bruno Taffy e Felipe Valerio garantiram os três pontos que, juntamente com os 43 obtidos anteriormente, permitiram ao ElPozo Murcia Costa Cálida garantir a passagem à Fase Final da Liga.

Desta forma, os da Região de Múrcia verão o seu calendário de compromissos mínimos alargado até ao final de maio com a disputa dos quartos-de-final, precisamente a série em que está rebaixado nas últimas três temporadas frente ao Barça (2021/22) e Mallorca Palma Futsal (2020/21 e 2019/20, este último no Express Play Off disputado pela pandemia de COVID-19). E é que sem possibilidade de levantar outros troféus esta época, um dos clássicos da Liga Nacional de Futsal concentrou todas as suas aspirações à Liga que não ganha desde a já referida época 2009/10 e que esteve perto de se repetir em os percursos 2011/12, 2012/13, 2014/15 e 2018/19 onde alcançou a Grande Final pelo título de Campeão.

As últimas três quartas de final junto com as alcançadas em 2015/16 e 2010/11 e as semifinais das temporadas 2017/18 e 2016/17 completam os recordes do ElPozo Murcia Costa Cálida no Play Off pelo título após sua última Liga obtida.

Jimbee Cartagena, também é uma equipe do Play Off para o título

A equipe comandada por Duda também marcou presença na Fase Final do título da Liga. Os cartagenenses fizeram questão de ser a quinta equipa a estar presente num Play Off do qual sairá o Campeão da Liga Nacional de Futsal 2022/23, ao vencer no sábado o Ribera Navarra FS no Palacio de los Deportes de Múrcia com um estrondoso 4 – 0. Apesar de somar 43 pontos, o particular golo conquistado por Xota FS e Industrias Santa Coloma e a particularidade de o Real Betis Futsal, à frente na classificação, já ter mais um jogo disputado, deixando os Verdiblancos sem hipóteses de chegar a Cartagena, significa que o A equipa do Ciudad Trimilenaria não precisa de esperar pela próxima jornada para selar matematicamente o seu lugar entre os oito primeiros no final da época regular.

Para a entidade presidida por Miguel Ángel Jiménez Bosque será a terceira participação, todas consecutivas, no Play Off pelo título. Nas duas anteriores, a equipa alvinegra nunca conseguiu ultrapassar a barreira dos quartos-de-final onde caiu no ano passado para o Viña Albali Valdepeñas e no ano anterior para o Levante UD FS, que mais tarde chegaria à final da Liga.

Possibilidade de ambos melhorarem sua posição na liga regular

Aquele que foi pentacampeão da Liga Nacional de Futsal (1997/98, 2005/06, 2006/07, 2008/09 e 2009/10) uma vez assegurado terminar a Liga regular entre os oito primeiros classificados terá como objetivo fazendo-o na melhor posição possível de forma a obter uma posição vantajosa num Play Off pelo título que recupera o seu formato habitual de melhor de três jogos nas Quartas e Semifinais e cinco na Final. Além disso, prevalecerá a posição obtida na Liga regular para decidir qual time tem o ‘fator de quadra’ a seu favor em todas as séries a serem disputadas.

Para isso, o ElPozo Murcia Costa Cálida ainda tem seis jogos pela frente antes do final da fase regular, em 20 de maio. Pela frente, os comandados de Javi Rodríguez têm confrontos diretos para definir sua posição, como no dia seguinte contra o já classificado Jimbee Cartagena, El Clásico contra o Inter (dia 27) e os duelos importantes contra times como Quesos El Hidalgo Manzanares (dia 26), Industrias Santa Coloma (Dia 28), Córdoba Patrimonio (Dia 19) e Levante UD FS (Dia 30), todos imersos na luta para evitar o rebaixamento à Segunda Divisão. Face à situação dos seus próximos rivais (todos abaixo deles na classificação) e ao quarto lugar ocupado pelo ElPozo Murcia Costa Cálida com 46 pontos, os comandados de Javi Rodríguez dependem exclusivamente de si para a manter. Até, Eles poderiam melhorar, já que têm Jaén FS em um ponto e um jogo a menos. Será mais difícil arrebatar a posição ao Mallorca Palma Futsal, segundo classificado com 55 pontos em vinte e cinco jornadas, e ao Barça, atual líder, com os mesmos pontos em vinte e três datas.

Jimbee Cartagena também tem chance de fazê-lo, que pode até chegar ao Play Off com o primeiro título de sua história graças ao Final Four da SM El Rey Cup a ser disputada esta semana. No entanto, ao contrário dos murcianos, os Cartagena têm uma final da Liga onde terão uma simulação do que poderá encontrar mais tarde no Play Off. Nas restantes seis jornadas regulares, Jimbee Cartagena tem confrontos diretos para melhorar a sua posição frente a ElPozo Murcia Costa Cálida (Dia 25), Barça (Dia 28), Jaén FS (Dia 29) e Mallorca Palma Futsal (Dia 30), além de as partidas contra Viña Albali Valdepeñas e Noia Portus Apostoli da vigésima sexta e sétima rodadas completam correspondentemente um calendário ascendente para a equipe da Região de Múrcia.

Rafa Santos, do ElPozo Murcia Costa Cálida, briga pela bola com Waltinho, do Jimbee Cartagena