LNFS
Catela, Pito e Ferrão festejam o primeiro gol do Barça

O brasileiro Pito foi escolhido como o JOMA Star Player da primeira partida da final da Liga. O Barça ganha vantagem na eliminatória, fazendo valer o fator casa, antes do segundo jogo a ser disputado esta segunda-feira (20:00, LaLigaSportsTV). A vitória vem diretamente de Chapecó, cidade natal de Ferrão, autor do primeiro gol, e também de Pito, que fechou o jogo marcando um golaço e distribuindo uma assistência magistral para Matheus. Ele conseguiu fechar a noite com outro gol, que acabou sendo anulado devido a uma falta anterior.

O primeiro jogo da grande final deste Play Off deixa-nos com várias leituras. A primeira, que o Barça tem um guarda-roupa impressionante. Começando pelo gol, onde Velasco optou por Dídac no lugar de Miquel Feixas, que havia começado nas semifinais contra o Inter FS, fechando o gol. O técnico garante que dorme muito tranquilo com a sua decisão, porque se opta por um ou outro, tem garantias de que vai correr bem.

A primeira parte não terminou de convencê-lo. Foi difícil para o Barça quebrar o cerco defensivo do Jaén FS, que tentou imitar o desempenho contra o Mallorca Palma Futsal: uma defesa muito concentrada, implacável, dando destaque ao rival e punindo quando chega. Para isso contam com Chino, que esperou 39 minutos para aparecer na final e quando chegou assustou todo o Palau. Objetivo da marca doméstica. E então, uma ocasião que pode levar à prorrogação.

A essa altura, o jogo já havia sido estourado por Pito. O catarinense substituiu Ferrão, autor do primeiro gol e faltando pouco tempo para o intervalo. Velasco optou por um quarteto mais móvel que incomodaria o plano de Jaén. Era tudo uma questão de abrir espaços e, com espaços, o Pito é absolutamente letal. O 2-1 foi inventado colocando Chino e finalizando o time. Aos 3-1, vestiu o casaco de adjunto, com um drible anterior, para encontrar Matheus na profundidade, que escolheu a forma mais preciosa para bater Espindola. O ’10’ do Barça saiu com o JOMA Star Player Award por uma atuação que homenageia seu número.

Os comandados de Dani Rodríguez saem com zero pontos, mas conscientes de que vão no bom caminho. Eles tornaram a vida muito difícil para o Barça. Na primeira parte, quase sem entradas no ataque, conseguiram fazer o 1-1. Aproveitaram uma falha na defesa de um lançamento lateral para Menzeguez marcar. O primeiro golo do Barça também foi precedido por um erro próprio: aquela saída à aventura de Henrique e a deslocação de Mati Rosa a Coelho quando não havia guarda-redes por baixo dos postes. O argentino também vai perder o segundo jogo.

O plano do Barça é chegar à Olivo Arena com o empate por 2 a 0. Até agora, funciona, mas há outro passo. Na próxima segunda-feira eles enfrentarão um confronto muito importante na série. Uma derrota daria ao Jaén FS a oportunidade de conquistar o fator campo e conquistar o Campeonato diante de seus torcedores, em um cenário que promete ser uma caldeira. Para este jogo, está em causa a participação de Adolfo, que saiu lesionado no pé do duelo deste sábado. Velasco não falta um fundo de guarda-roupa. O veterano Carlos Ortiz não chegou a jogar um minuto, e Sergio González, artilheiro do time com 20 gols nesta temporada, não entrou em campo no primeiro tempo.

No Jaén FS jogaram todos, exceto o capitão Mauricio, que está de volta para esta final após contínuas lesões nesta temporada. Apesar de um registo impecável, é difícil aparecer na eliminatória mais importante sem um ritmo competitivo. Assistimos a um jogo formidável de Pablo Taborda na defesa, com seu compatriota e companheiro de seleção na Alviceleste Alan Brandi ameaçando na quadra contrária. Na baliza, Dani Rodríguez joga com as suas duas cartas: Espindola, que faz um belo Play Off, e Henrique, que traz mais uma variação ao jogo ofensivo. Barça e Jaén FS começaram a mostrar suas cartas nesta final do Play Off. Na próxima segunda veremos a segunda aposta.