O Troféu LNFS Melhor Pivô na temporada 2022/23 voltou a ser para um jogador do Barça nascido em Santa Catarina, depois de Ferrão ter conquistado no ano passado. Os treinadores e capitães da Primeira Divisão atribuíram o prémio a Pito, que soma o terceiro ao seu registo depois de o ter vencido nas edições 2019/20 e 2020/21, quando representou o Inter FS. Os outros dois indicados prevalecem na votação final: Bruno Gomes, da Noia Portus Apostoli, e Pablo Ramírez, da Jimbee Cartagena.
A atuação espetacular no Play Off pelo título deu a Pito o papel de favorito na briga pelo título de Melhor Pivô da temporada. A avaliação foi feita pelos treinadores e capitães da Primeira Divisão, que votaram entre os três jogadores indicados pelo público através do site da LNFS: Pito (Barça), Bruno Gomes (Noia Portus Apostoli) e Pablo Ramírez (Jimbee Cartagena).
O jogador de Chapecó (Santa Catarina) herda o trono de Ferrão e conquista o prêmio de Melhor Pivô da LNFS pela terceira vez na carreira. É a primeira vez que ele vence com o Barça. Os dois anteriores aconteceram com o Inter FS na temporada 2019/20, altura em que também conquistou a Liga com a equipa de Madrid, e em 2020/21, percurso em que também foi eleito Melhor Jogador da LNFS. Ele ainda aspira a repetir essa dobradinha individual porque está entre os indicados a MVP da competição junto com Chino e Lucao.
Esta temporada viu a melhor versão de um jogador com condições espetaculares para este esporte. Ele joga como pivô, mas não é um pivô para usar. Com 1,84m de altura, ele tem um passo prodigioso e uma habilidade extraordinária. Seus movimentos não são de pivô puro, como o companheiro Ferrão, mas oferece mais mobilidade ao time e Jesús Velasco o utiliza quando quer imprimir uma variação diferente nas partidas. Nesta temporada, ele jogou mais minutos como referência ofensiva devido à lesão do compatriota Ferrão por quatro meses. No entanto, seu melhor nível não foi visto até o Play Off. Ele terminou a temporada regular com 9 gols em 22 jogos. Ele marcou o gol final na prorrogação para dar ao Barça o título da Copa del Rey contra Jimbee Cartagena.
Nas eliminatórias decisivas, Pito foi o jogador mais decisivo para o Barça se inscrever para a sua sétima Liga. Sergio Lozano não compareceu, gravemente lesionado desde abril, e Ferrão perdeu as semifinais devido a uma fratura na costela. O Barça teve dúvidas devido a uma finalização discreta na Liga que o relegou à segunda posição, mas Pito colocou o time nas costas com ‘samba’, dando jogadas incríveis e marcando em seis dos sete jogos. Também ofereceu bombons, com cinco assistências, incluindo uma de Matheus no primeiro jogo contra o Jaén FS que aparece entre os melhores gols de todo o percurso. Pito entrou no Best Five das Semifinais e no Best Five da Final, coroando uma das melhores atuações já vistas em um Play Off pelo título da Liga de Futsal.