
Philippe Coutinho, que brilha nos gramados com a camisa do Barça, começou no futsal. Foto: Getty Images
De olho mais do que atento estará Philippe Coutinho, que cresceu jogando futsal no Brasil e ainda hoje é amigo de compatriotas na equipe do Barça. Ele explicou porque ama o esporte.
O que torna o futsal um esporte tão bom?
Philippe Coutinho: O futsal é um esporte muito emocionante, principalmente porque os jogos muitas vezes não são decididos até o final e isso significa que os jogadores têm que estar em guarda até o último segundo.
Quanto você jogava futsal quando era criança?
Comecei a jogar futsal aos seis anos, em um clube bem perto da minha casa chamado Clube Sargento do Rocha. Aí joguei futsal na Mangueira e pouco depois fui para o Vasco da Gama, onde joguei futsal até os 13 anos. Aí tive que parar e me concentrar totalmente no futebol.
Foi mais divertido jogar futsal?
O que torna o futsal tão divertido para mim é que o jogo é muito rápido. Os jogadores devem tomar decisões muito rápidas para finalizar os movimentos. Outra coisa divertida no futsal é a chance de mudar o placar quando você está perdendo, nos segundos finais, para que os jogadores acreditem até o fim que ainda têm uma chance de vencer.
Como o futsal o ajudou a se tornar um jogador de futebol melhor?
O futsal ajudou muito no meu jogo. Costumo dizer que baseei todo o meu aprendizado no futebol no futsal. O futsal ajuda você a pensar rápido, você tem que aprender a tomar decisões imediatas em um espaço limitado e também ajuda a melhorar as habilidades com a bola. Eu amo o futsal e sou muito grato por tudo que ele me deu.
Conte-nos sobre a equipe de futsal do Barça
O Barça tem uma equipa de futsal vencedora com muita tradição e que já conquistou muitos troféus. Sou amigo do Marcênio e do Ferrão, são dois grandes jogadores.