Divulgação/Seturel-PE

Manoel Tobias receberá homenagem. Foto: Divulgação/Seturel-PE

Lenda viva! Para muitos amantes da bola pesada, o pernambucano Manoel Tobias (50 anos de idade) foi o maior salonista do futsal mundial. Bicampeão Mundial (1992 e 1996) e eleito três vezes o melhor atleta do planeta na modalidade (2000/2001/2002), o sertanejo de Salgueiro receberá uma homenagem da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (Região Metropolitana do Recife – RMR), nesta quarta-feira (30), às 10h. Seu nome será eternizado no Espaço Pernambuco Imortal, dedicado para atletas do estado que marcaram história nacional e internacionalmente.

O ex-ala Manoel Tobias encerrou sua carreira em 2007. Se aposentou no Ulbra, de Santa Catarina. Há mais de duas décadas, ele é o detentor do recorde de maior artilheiro em uma edição da Liga Nacional de Futsal (LNF). Na ocasião, no ano de 1999, vestia a camisa do Atlético Mineiro/MG, onde marcou 52 gols na LNF.  “Estarei recebendo mais uma homenagem em minha vida. Vou deixar a marca das minhas mãos e pés no salão dos imortais da Arena PE. É uma honra estar ganhando esse relevante reconhecimento”, declarou em sua rede social.

O início da sua trajetória foi no extinto Bandepe, do Recife, no ano de 1984. Pela Seleção Brasileira, conquistou dois mundiais, faturou a Copa América em sete ocasiões, terminou como artilheiro de duas Copas do Mundo. Foram 17 anos brilhando na modalidade.

Manoel Tobias ainda teve experiência no futebol de campo. Na extensa bagagem, acumula no currículo uma passagem pelo Grêmio/RS em 1996. No clube gaúcho, que na época era comandado pelo experiente treinador Felipão, sagrou-se campeão da Copa Renner.