Diego Ianesko
Danilo Baron é um dos principais jogadores do Pato

No mundo animal, uma disputa entre um tubarão e um pato não daria qualquer chance para a ave. Mas, no futsal, não é bem assim. E nesta sexta-feira (18), Pato e Tubarão se enfrentam pela Liga Futsal, às 19h, em Pato Branco, com transmissão ao vivo pelo UOL.

Os nomes dos times vêm das cidades deles. O Pato é de Pato Branco (PR), enquanto o Tubarão está baseado no município homônimo de Tubarão (SC).

Duelos entre equipes com nomes de animais já é uma tradição da LNF. Eles já acontecem há vários anos, sendo frequente a participação de times assim na competição.

Neste ano, por exemplo, são quatro: além de Pato e Tubarão, Marreco e Cascavel completam a lista. Contando com apelidos, surgem outros bichos, como o Cachorrão (Magnus), o Carneirão (Campo Mourão) e o Galo (Atlântico).

Um dos clássicos de maior rivalidade do futsal brasileiro, inclusive, tem dois protagonistas do mundo animal: Pato x Marreco fazem o “Clássico das Penas”.

Tubarão busca G4 e vaga

O Tubarão vem fazendo uma de suas melhores campanhas nos últimos anos na Liga Futsal. A equipe está na sétima posição, com 32 pontos.

Uma vitória contra o Pato faz a equipe ultrapassar Jaraguá e Carlos Barbosa e ficar a apenas três pontos do Cascavel, quarto colocado, que enfrenta o líder Magnus.

Além disso, um resultado positivo também garante o Tubarão na próxima fase da competição. Os 16 primeiros colocados se classificam.

A equipe catarinense chega empolgada pela ótima fase que vive. Já são sete jogos seguidos sem derrota na Liga Futsal e, somando outras competições, são dez partidas seguidas de invencibilidade.

Pato quer se manter na zona de classificação

A campanha do Pato não é tão boa como a do adversário. O time está na 12ª posição, com 25 pontos, cinco à frente do Esporte Futuro, primeira equipe fora da zona de classificação.

Mas o momento atual empolga, com duas vitórias seguidas na Liga Nacional de Futsal, contra São Lourenço e Blumenau, em ambas sem sofrer gols.

Na próxima semana, Pato Branco sediará a Taça Brasil, outra tradicional competição do futsal brasileiro. Mas o técnico Pedro Garcia cita a importância de focar no duelo com o Tubarão.

“Estamos pensando jogo a jogo antes de iniciar essa importante competição, que é a Taça Brasil. Temos um compromisso importante e precisamos somar pontos na Liga Nacional”, disse.

A expectativa é ter o ginásio Dolivar Lavarda lotado, como se tornou comum nos últimos anos, sobretudo por conta do bicampeonato da LNF, conquistado em 2018 e 2019.