Maurício Moreira
Pato foi semifinalista na última temporada da LNF | Foto: Maurício Moreira

Numericamente, nenhum outro estado tem mais representantes do que o Paraná na LNF Cresol 2025. Ao todo, nesta temporada, serão sete clubes. Destes, o Pato é o único bicampeão e o Cascavel é o outro que saboreou uma única vez o título da maior competição de futsal do Brasil.

A força do futsal paranaense se mostra não somente nas quadras. Os clubes movimentam as comunidades na formação de jovens atletas e no desenvolvimento das regiões participando da formação de cidadãos. Para 2025, por exemplo, o Campo Mourão projeta o “maior projeto da história”. O clube viabilizará a participação de todas as categorias de base em competições oficiais do Estado, desde a iniciação com os pequeninos do Sub-07, passando pelo Sub-10, 13, 14, 16, 18 e 20. Para o time profissional, o pivô Jorginho é a principal contratação. Joãozinho, ex-Corinthians, é uma das novidades no elenco, além dos outros reforços, como Matheus e Luan.

O Cascavel sonha alto e quer repetir as temporadas em que esteve no topo do cenário. Para isso, a diretoria contratou nove atletas: os goleiros Gustavinho e Jackson, os alas Bazzinho, Samuel, Wendel, Jonas, Lucão e Russo, além do pivô Vini. O Umuarama passou por recente troca de treinador. Benatti Pasculli assumiu a vaga de Peri Fuentes no comando da equipe semifinalista da última temporada.

No Esporte Futuro haverá uma mescla entre jogadores jovens e experientes, como o ala Renatinho, de 33 anos, que vai para a sua segunda temporada no clube. Uma novidade é o fixo Quixeré, que vestiu as cores do clube em outros tempos e está de volta. O Foz Cataratas também se mexeu. As principais contratações são o ala direito Amokachy, o pivô Klayver e o goleiro Robert. No Marreco, algumas das novidades são o ala-esquerdo Kauê e o goleiro Velloso, que era um sonho antigo do clube.

Por fim, o Pato aposta alto para 2025 na busca do terceiro título. Foram várias as contratações: o goleiro Renato, os alas Renan Fogaça e Athirson, os fixos Gleidson e Max e o pivô Brayan. Todos à disposição de Betinho Castro, que segue no clube com expectativa de bons frutos.

“É das melhores possíveis. Fizemos uma bela campanha no ano passado e esse ano almejamos uma campanha vitoriosa. Por parte alcançando uma boa colocação na primeira fase para tentar trazer os jogos decisivos dos Playoffs para dentro de Pato Branco. A gente sabe da força do nosso torcedor no nosso ginásio para que a gente chegue no nosso objetivo que é ser campeão. A gente sabe que a LNF é a mais difícil do mundo, com muitas equipes credenciadas e com outras que crescem ao longo da competição. Nosso elenco é competitivo e cabe a gente representar bem a camisa do Pato e buscar o tri”, diz o treinador.

Confira os duelos dos paranaenses na 1ª rodada da LNF Cresol 2025. Todos os jogos com transmissão ao vivo do Canal GOAT e da LNFTV.

Jaraguá x Umuarama | 17.04 às 19h

São José x Esporte Futuro | 18.04 às 19h

Cascavel x Tubarão | 19.04 às 18h30

Vélez Camaquã x Pato | 21.04 às 19h

Santo André x Foz Cataratas | 21.04 às 20h30

Joaçaba x Marreco | 22.04 às 19h30

Corinthians x Campo Mourão | 22.04 às 20h30