Federação Venezuelana de Futebol / Divulgação
Venezuelanos se classificaram para as quartas de final da Copa pela primeira vez na história. | Foto: Federação Venezuelana de Futebol / Divulgação

A 10ª Copa do Mundo conheceu mais dois classificados para as quartas de final nesta quarta-feira (26). Paraguai e Venezuela conquistaram as vagas ao derrotarem Afeganistão e Espanha, respectivamente.

O jogo que abriu o dia teve a primeira zebra do Mundial do Uzbequistão. Uma das potências da modalidade, a Espanha acabou derrotada pela Venezuela por 2 a 1.
O país bicampeão mundial da modalidade, com títulos em 2000 e 2004, saiu em desvantagem após gol de Villalobos e empatou com Raul Gomes no início do segundo tempo. Contudo, a 1 minuto e 41 segundos do final, Carreno colocou os venezuelanos nas quartas pela primeira vez na história.

A Espanha havia se classificado como líder do Grupo D, ao lado do Cazaquistão, com 7 pontos, mas com vantagem no saldo de gols. Já a Venezuela avançou como um dos melhores terceiros, com três pontos no Grupo F, atrás de Irã e França.
Já o Paraguai se classificou ao derrotar o Afeganistão por 3 a 1 na prorrogação. Hossaini marcou no primeiro. Martinez empatou na segunda etapa.

No tempo extra, Mendez e Espinoza balançaram as redes e confirmaram a vaga para o favorito. O Paraguai já avançou até as quartas de final no Mundial 2016, quando perdeu para o Irã.

Reprodução
Gol de Martinez empatou o jogo e levou a partida entre Paraguai a Afeganistão para a prorrogação. | Foto: Reprodução

Adversários
A Venezuela enfrentará a Ucrânia nas quartas de final, na Humo Arena, em Tashkent, capital do Uzbequistão, no próximo domingo (29), ao meio-dia. Já o Paraguai aguarda o vencedor de Tailândia e França, que duelam no Complexo Esportivo de Bucara nesta sexta-feira (27), às 9h30min.

Próximos jogos (oitavas de final)
Quinta-feira (26)
9h30min – Irã x Marrocos – Complexo Esportivo de Bucara
12h – Portugal x Cazaquistão – Complexo Esportivo de Andijã