FPF
Jogador projeta nova fase da competição

A Seleção Nacional de Futsal realizou esta quinta-feira, um treino no Pirkkola Sports Hall, na Finlândia, tendo em vista o início da Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato do Mundo 2024. Na parte da manhã, a equipa fez trabalho de ginásio na unidade hoteleira.

Portugal vai defrontar a Finlândia no próximo sábado, em Vantaa, às 18h10 locais (16h10 em Portugal Continental). A Equipa das Quinas está inserida no Grupo E, juntamente com Geórgia, Arménia e Finlândia, em jogos fora e em casa. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo, que será disputada no Uzbequistão. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus. Depois do encontro com a Finlândia, Portugal enfrenta a Geórgia, a 20 de setembro, em Viseu (21h30).

Antes do treino da tarde, Pany falou ao fpf.pt sobre os adversários nesta Ronda de Elite e destacou a exigência desta fase de apuramento: “Perspetivo jogos competitivos e que se vão decidir nos detalhes. Como sabemos, o nosso grupo tem equipas de muita qualidade. Não creio que haja jogos fáceis hoje em dia, mas temos bem claro qual é o nosso objetivo e vamos trabalhar diariamente, jogo após jogo, para ir conquistando os três pontos e acabar esta Ronda de Elite em 1.º lugar”, apontou.

Relativamente à Finlândia, o ala de 34 anos realça a capacidade física do oponente: “É uma equipa muito competitiva, muito forte fisicamente, que faz do seu jogo coletivo a sua grande arma. Já analisamos o adversário, conhecemo-los bem sobretudo depois dos jogos no Euro’2022 e no apuramento para o Mundial’2021, mas estamos muito focados naquilo que temos de fazer. Obviamente que não vamos competir sozinhos, mas o mais importante é a nossa identidade e o nosso jogo. Temos de estar focados nas nossas tarefas para conseguir entrar da melhor forma nesta Ronda de Elite”, acrescentou.

A fechar, Pany considera que as conquistas recentes de Portugal não tiram o foco no trabalho e na dedicação total: “Todo o sucesso que nós alcançamos no passado acrescenta ainda mais responsabilidade e deixa os nossos adversários ainda mais motivados. As outras equipes olham para nós de forma diferente. Todos querem ser a seleção que venceu Portugal, que venceu os bicampeões da Europa, os campeões do Mundo e os vencedores da Finalíssima. Estamos muito empenhados em evitar que isso aconteça e em seguir nesta caminhada de sucesso. Temos de dar ainda mais de nós”, finalizou.

A terceira e quarta jornada desta Ronda de Elite está agendada para 6 e 10 de outubro, respectivamente, com um duplo compromisso com a Arménia.