O Mallorca Palma Futsal vai disputar a final da UEFA Futsal Champions League pela primeira vez na sua história depois de uma noite inesquecível em que venceu o Benfica numa extraordinária meia-final que terminou à beira de um enfarte quando o Benfica empatou ao fim do tempo. Foram dois minutos intermináveis ​​em que a arbitragem de vídeo confirmou que o gol havia saído fora do prazo, o que fez torcedores e jogadores explodirem de alegria em lágrimas e uma emoção que transbordou na pista e nas arquibancadas, onde os 4.654 espectadores comemoraram classificação para a grande final. No domingo, pelas 20h00, o Mallorca Palma Futsal disputa o título frente ao bicampeão europeu, Sporting Clube.

Palma Futsal
Palma vence Benfica e vai a final

A equipa de Antonio Vadillo assinou um jogo a um nível altamente competitivo em todos os sentidos. Desde o primeiro minuto, os maiorquinos foram muito sérios, minimizando os erros e aproveitando ao máximo as oportunidades. Além disso, o ímpeto inicial do Mallorca Palma Futsal teve sua recompensa, já que, aos dois minutos, os árbitros marcaram um pênalti para Cainan. Tayebi encarregou-se de convertê-lo e ultrapassar os cariocas que continuaram a atacar nos minutos seguintes. Aliás, pouco depois Mancuso finalizou uma grande assistência de Cleber no segundo poste. Os do Benfica tentaram reagir mas a defesa de ferro da equipa de Antonio Vadillo fez com que não criassem perigo. A seriedade do plantel e o ambiente dos adeptos, que encheram o Velòdrom Illes Balears, fizeram com que os locais dominassem grande parte da primeira parte. Os ataques das Ilhas Baleares sucederam-se, mas os portugueses também pressionaram na área local. Rivillos aproveitou uma roubada perto da sua área para lançar o contra-ataque. Ele chutou rápido e deixou seu par para trás para acabar cedendo a bola ao segundo poste para Tayebi acabar empurrando para o fundo do gol. Na ação seguinte, pouco antes do intervalo, Chishkala diminuiu a diferença com um chute forte da lateral esquerda.

Palma Futsal
Palma vence Benfica e vai a final

O segundo tempo começou em um ritmo vertiginoso. Na primeira ação o Benfica marcou o seu segundo golo. Leo Gugiel, guarda-redes português, marcou de fora da área num acréscimo ao campo adversário. A vantagem foi reduzida, mas voltou a ser ampliada um minuto depois. Tayebi viu o descontrole de Cainan no espaço e filtrou um passe direto. O internacional da Itália ganhou as costas do zagueiro e colocou sutilmente a bola no fundo do gol. A diferença voltou a ser de dois golos, mas o Benfica continuou a atacar e a perseguir a baliza dos locais. Na verdade, eles vieram para fechar a lacuna. Gonçalo Sobral conseguiu bater o guarda-redes local por baixo das pernas. No trecho seguinte do jogo, a troca de golpes foi constante, mas a sólida defesa dos homens de Vadillo evitou que os portugueses empatassem o jogo. Aos 28 minutos, a revisão da câmera fez Vinicius Rocha ver o cartão vermelho. O Mallorca Palma Futsal não soube tirar partido da sua superioridade e quando o quinto homem do Benfica regressou à pista, continuaram a luta de igual para igual. A três minutos do fim, os portugueses sacaram a camisa de goleiro-jogador, mas a defesa maiorquina segurou. O jogo teve um desfecho que alguns como Tayebi dificilmente resistiriam. O iraniano praticamente não pôde assistir ao último pontapé-livre apitado a favor do Benfica quando faltavam 0,4 décimos de segundo. E o infarto quase deu mais de um pra ver que acabou em gol. Se o Mallorca Palma Futsal sabe alguma coisa, é sobre a crueldade do esporte e a história estava prestes a se repetir.

Palma Futsal
Palma vence Benfica e vai a final

Ficha técnica

  • Mallorca Palma Futsal: Luan Muller, Marlon, Chaguinha, Eloy Rojas e Cainan. Rivillos, Mancuso, Muçulmano, Tomaz, Tayebi, Cleber e D. Saldise também jogaram.
  • SL Benfica: Leo Gugiel, Alfonso Jesús, Celho, Arthur e Jacaré. Jogaram também Gonçalo Sobral, Chishkala, Bruno Cintra, Monteiro, D. Nunes, Lúcio Rocha e Vinicius Rocha.
  • Gols: 1-0 Tayebi (min. 2); 2-0 Mancuso (min. 5); Tayebi 3-0 (min. 18); 3-1 Chishkala (min. 19); 3-2 Léo Gugiel (min. 21); 4-2 Cainã (min. 22); 4-3 Gonçalo Sobral (min. 25′).
  • Árbitros: Nikola Jékic e Vedran Babic (Croácia). Cartões amarelos para Cainan, Mancuso e Fabinho, do Mallorca Palma Futsal, e para Arthur, Jacaré e Gonçalo Sobral, do SL Benfica. Também expulsaram Vinivius Rocha, dos visitantes, por cartão vermelho direto.
  • Pavilhão: Velòdrom Illes Balears, 4654 espectadores. Jogo correspondente à segunda semifinal da UEFA Futsal Champions League.