FIFA
Três seleções africanas terão vaga na Copa do Mundo

Datas: 11 a 21 de abril
Local: Rabat
Vagas no Uzbequistão 2024: 3
Grupo A: Marrocos, Angola, Gana, Zâmbia
Grupo B: Egito, Líbia, Namíbia, Mauritânia

Como funciona

Os dois primeiros colocados de cada grupo chegarão às quartas finais. Os vencedores das duas semifinais e do play-off do terceiro lugar representarão a África na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024™.

O torneio

A ascensão de Marrocos foi como um foguete. Eles, sob o comando do megamente Hicham Dguig, subiram da 90ª para a oitava posição no Ranking Mundial. Esse progresso fez com que os ambiciosos Leões do Atlas, apesar de não terem participado da Copa do Mundo de Futsal da FIFA até 2012, almejassem conquistá-la em outubro.

Chegar lá, no entanto, não será fácil. Angola conquistou o bronze na última AFCON de Futsal e ostentava, em Guga, um homem que iluminou a Lituânia em 2021. O Gana produziu a maior recuperação da história do futsal africano – derrotou a Costa do Marfim por 6-2 fora e venceu o play-off devido aos golos fora. – chegar à sua primeira final continental em 28 anos. A magnitude do sucesso foi tal que o presidente da Federação Ganense, Kurt Okraku, encurtou as suas funções na African Fashion Night para fazer uma visita improvisada para felicitar a equipa, que inclui dois novatos com a capacidade de decifrar a mais mesquinha das defesas de Philip. Boye e Joseph Mensah.

A Zâmbia nunca chegou à fase final mundial, mas esteve muito perto em 2016, perdendo por 5-4 para o Egipto nas meias-finais da AFCON e nos pênaltis para Moçambique no play-off do terceiro lugar. O Egito é o tricampeão recorde de Futsal AFCON, mas não levanta o troféu há 20 anos. Eles estarão confiantes em estender a série de sete Copas do Mundo consecutivas, com Mostafa Eid em alta na última. A Líbia esteve a segundos de perder a competição, apenas para completar a reviravolta na Argélia a segundos do fim. Os vencedores de 2008 esperam chegar à fase a eliminar.

Mauritânia e Namíbia farão sua estreia no Futsal AFCON. Este último produziu uma reviravolta milagrosa nas eliminatórias. A equipa de Ryan Jago perdeu por 5-2 em casa com a Tanzânia – naquele que foi o seu primeiro jogo internacional – antes de triunfar fora por 6-3 e conseguir o apuramento graças aos golos marcados fora.

Citações

“Definitivamente espero disputar o próximo título da AFCON, mas nosso principal objetivo é nos classificarmos para a Copa do Mundo e temos isso muito claro. Anteriormente, já nos saímos bem na Copa do Mundo. Além de chegarmos às quartas de final em 2016, tivemos um ótimo resultado na Guatemala em 2000, quando terminamos em sexto lugar e estivemos perto de chegar às semifinais.”

FIFA
Gehad Arafa , técnico do Egito

“Às vezes você perde porque está jogando contra a camisa. Você diz para si mesmo: ‘Ah, Brasil! Ah, Argentina! Ah, Irã! Mas entendemos isso durante os amistosos. Sabemos que podemos vencer qualquer um.”

FIFA
Soufiane El Mesrar

“A qualificação para a Copa do Mundo é extremamente importante. É um dos nossos principais objetivos e estamos trabalhando duro para alcançá-lo. Não há razão para não ganharmos o título da AFCON de Futsal novamente.”

Mahammed Khamis , jogador da Líbia “A Copa do Mundo de Futsal da FIFA é um grande sonho. Gostei muito de ver o Falcão e o Ricardinho jogando. Tocar no mesmo palco seria incrível. Acredito que Gana poderia competir com qualquer um. Acredito que poderíamos ir muito longe na Copa do Mundo. Gana tem um enorme potencial.”

FIFA
Joseph Mensah , jogador de Gana

Títulos AFCON Futsal

  • Egito (3)
  • Marrocos (2)
  • Líbia (1)

Participações na Copa do Mundo de Futsal da FIFA

  • Egito (7)
  • Marrocos (3)
  • Líbia (2)
  • Argélia (1)
  • Angola (1)
  • Moçambique (1)
  • Nigéria (1)
  • Zimbabué (1)