Dyego, jogador do Barça, contra o Taborda, do Jaén FS, na primeira partida da final

O Barça vai tentar aumentar a vantagem e somar o segundo ponto no seu reduto, mas, com uma vitória do Jaén FS, os comandados de Dani Rodríguez viriam a arrebatar o factor casa ao adversário. O Barça venceu no sábado por 3 a 2, sofrendo até o último segundo e graças a uma atuação espetacular de Pito. Adolfo está fora devido a uma pancada no pé direito sofrida no primeiro jogo. Mati Rosa não estará no Jaén FS, que viu o cartão vermelho. O confronto começa às 20h e é transmitido ao vivo pela aLigaSportsTV e Esport3.
BARÇA-JAEN FS
Segunda-feira, 19/06/2023. 20:00. Palau Blaugrana.
TV: LaLigaSportsTV, Esport3

Esta segunda-feira joga-se o segundo episódio de uma final em que o Barça começou com o pé direito. Tem a seu favor o incentivo do Palau, dedicado à equipa de Jesús Velasco e entusiasmado com a terceira Liga consecutiva, que viria a encerrar de forma exemplar uma temporada de altos e baixos. Tem também a seu favor o estado de graça de alguns jogadores como Pito, absolutamente imparável durante o primeiro jogo. E o mais importante, o Barça tem o placar geral da eliminatória (1-0) e ambiciona ir ao Jaén FS dobrar essa vantagem. Com o resultado de sábado (3-2), os andaluzes prolongaram a seca no Palau Blaugrana: em 13 visitas só conseguiram um empate. O Barça venceu os 12 duelos restantes.

Os catalães podem resolver o empate sem voltar ao Palau para um hipotético quinto jogo, mas ainda há muito a ser feito. No sábado eles enfrentaram um rival duro, paciente, ordeiro, disciplinado e letal quando tem a menor oportunidade. Jaén FS, fiel ao seu estilo. O confronto avançava rumo ao seu desfecho com a sensação de que tudo estava empatado e bem amarrado, até que Chino apimentou aquele último minuto de jogo. As defesas de Didac impediram a prorrogação. O jogador do Albacete soma e continua: já soma 32 golos esta temporada e o Troféu de Melhor Marcador do JOMA praticamente garantido.

O Barça chega ao jogo desta segunda-feira com uma derrota relevante. Adolfo sofreu uma pancada no pé na segunda parte do jogo de sábado, pura desgraça, e caiu fora da equipa de Jesús Velasco. Alan Brandi caiu sobre ele e o homem de Santa Coloma levou a pior. Saiu de campo sem poder apoiar, foi para o vestiário e Velasco posteriormente confirmou que o transferiram para o hospital. As coisas não pareciam boas para Adolfo, que nos minutos em que esteve em campo voltou a contribuir de forma notável, sempre generoso no seu esforço, resoluto no ataque e incansável na defesa. Seu lugar na lista é ocupado por Aniol, jogador do Barça Atlètic de 21 anos.

Por seu lado, Jaén FS enfrenta este confronto sem Mati Rosa. O argentino, ex-ElPozo Murcia e Mallorca Palma Futsal, assinou com o Barça em 2019, mas não jogou uma única partida devido a duas lesões graves no joelho. Em Jaén ressuscitou como jogador, é o homem de referência na posição de pivô e voltou à albiceleste. Claro que no sábado viu o cartão vermelho logo aos oito minutos: cortou uma promissora ação de André Coelho, derrubando-o com uma rasteira, quando o goleiro Henrique havia saído de seu enquadramento e o gol saiu desmarcado. O duelo desta segunda-feira está perdido por suspensão e Dani Rodríguez o espera para o terceiro confronto da série, na sexta-feira, na Arena Olivo, às 21h30.

Se o Jaén FS conseguir vencer no Palau, arrancará ao Barça o fator casa e chegará ao seu campo com a possibilidade de fechar a eliminatória no terceiro e quarto jogos. É o cenário idílico para uma equipa que se estreia numa final da Liga. No sábado, colocaram o Barça em apuros e só o fator diferencial de Pito quebrou o jogo. A iniciativa foi de Jesús Velasco, mas esta série promete igualdade e fortes emoções até ao final. Neste segundo duelo veremos se o Barça aumenta o seu favoritismo ou o Jaén FS apresenta a sua candidatura ao título.