
O ano era 1948. Códigos de barras, bonecas Barbie, cartões de crédito, direção hidráulica e velcro não existiam; Nat King Cole, Bing Crosby, Doris Day e Pee Wee Hunt estavam voando alto nas paradas musicais; Os Três Mosqueteiros, estrelando Gene Kelly como d’Artagnan, estava tomando as telas de cinema de assalto; e o Afeganistão estava aparecendo em sua primeira competição da FIFA.
Nils Liedholm, Gunnar Gren, Gunnar Nordahl e a Suécia levaram para casa o ouro daquele Torneio Olímpico Masculino de Futebol, mas o público afegão adorou ver seus compatriotas no cenário global e ansiava por mais. Eles continuariam cobiçando por mais de três quartos de século.

O Afeganistão só foi à sua primeira Copa Asiática de Futsal da AFC – uma eliminatória para as finais globais – em abril, e foi como um azarão. O time de Majid Mortezaei, no entanto, escapou de um grupo de exames e então, contra todas as probabilidades, registrou vitórias de 5 a 3 sobre o Iraque e a República do Quirguistão para conquistar os play-offs de quatro equipes por uma vaga na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024™.
“Ficamos muito felizes por podermos deixar o povo do Afeganistão orgulhoso e dar a eles um sorriso”, disse a lenda afegã Mahdi Norouzi à FIFA. “O povo do Afeganistão mereceu essa felicidade. Jogar na Copa do Mundo de Futsal é muito importante para o povo do Afeganistão. Eles ansiavam por ver seu time na Copa do Mundo há muitos anos e, felizmente, conseguimos avançar para a Copa do Mundo com a ajuda do treinador principal, dos jogadores e das orações do nosso povo.”

O primeiro adversário do Afeganistão no Uzbequistão 2024 é Angola . Os Sable Antelopes terminaram em segundo lugar na CAF Futsal AFCON e, em Helber, ostentam um dos jovens mais brilhantes do esporte.
“Nosso treinador principal tem observado não apenas Helber, a estrela de Angola, mas todos os seus jogadores”, disse Norouzi. “Sem dúvida, teremos um plano especial para jogar contra Angola e vencê-los.”

A Argentina , que terminou em primeiro e segundo lugar, respectivamente, nas duas últimas Copas do Mundo de Futsal da FIFA, fornecerá o obstáculo número dois, mas o Afeganistão não se intimida com as credenciais de seus oponentes.
“É verdade que a Argentina tem um time muito bom e é um dos candidatos a vencer esta Copa do Mundo”, observou Norouzi. “Mas nenhum time tem tanta motivação quanto nós. Não temos medo da Argentina e entraremos na batalha para vencer.”

Norouzi tem uma meta ainda mais alta.
“O primeiro objetivo do Afeganistão é avançar da fase de grupos, mas temos uma meta ainda maior: vencer a Copa do Mundo. Cada equipe que se classificou para esta Copa do Mundo de Futsal é boa e é difícil prever quem levantará o troféu, mas eu realmente gosto das chances do Afeganistão. Toda equipe tem grandes estrelas. Acho que muitos jogadores do Brasil, Portugal, Espanha e até mesmo do Afeganistão estão entre os melhores jogadores do mundo.”
Os Leões de Khorasan terão um fator a seu favor. O Afeganistão faz fronteira com o Uzbequistão e espera-se que desfrutem de um apoio estrondoso no torneio.
“Somos vizinhos”, explicou Norouzi. “Muitos dos nossos compatriotas vivem no Uzbequistão. Esperamos ter muitos fãs torcendo por nós.”