LNFS
Festa pela conquista do ttítulo

O 31.º troféu da Taça da Galiza chegou a Noia para ficar. A equipe dos noiés revalidou o título ao vencer o CD Lugo Sala por 5-1 numa final em que recebeu e pôde festejar mais um triunfo rodeado dos seus torcedores.

Logo colocaram o placar na cara de Noia, que aproveitou uma transição aos 3 minutos para fazer o 1 a 0, obra do capitão Lluc, após passe de Pirata. O jogo manteve a intensidade durante muitos minutos, com Lugo Sala a mostrar que, apesar de ser equipa da Segunda Divisão B, não queria ser convidado de pedra.

A equipa branca também se levantou cedo no início da segunda parte, que com o segundo golo de Lluc e o golo de Douglas fez o 3-0 em 25 minutos de jogo que praticamente fez pender a balança para o lado. Coube a Yerai, com várias intervenções de mérito, manter a sua equipa no jogo e evitar males maiores. Ao gol dele e de Antonio Diz, cumprindo a lei da antiga cerca do equador do ato final, os torcedores deslocados do Lugo agarraram, muito ruidosos durante todo o confronto.

A emoção lugo encontrou freio em Henrique, no desgaste físico dos noieses, que souberam amadurecer o jogo e acabaram quebrando nos últimos sete minutos. Com dois golos num curto espaço de tempo, concretizados por Pirata e Álex García, o 5-1 final ficou estabelecido ao minuto 34, dando lugar com o apito final à festa dos campeões.

Há jogos pela frente, mas com esta vitória o Noia Portus Apostoli FS já dá o toque final a um percurso histórico: permanência na Primeira Divisão com quatro jornadas de antecedência, Play Off pelo título a defrontar e, agora, o segundo título consecutivo de Copa Galiza, no Agustín Mourís.