Guardiola disse, certa vez, que um campeonato se ganha nas últimas rodadas, mas se perde nas primeiras. Na LNF, a reta final se dá nos Playoffs, mas, para chegar até lá, é preciso regularidade na primeira fase. Por isso, arrancar bem na competição é importante e esse é o caso das quatro equipes que venceram seus dois primeiros jogos: Joinville, Foz Cataratas, Corinthians e Cascavel ponteiam a tabela até o momento.

Nilton Rolin

João Paulo é o capitão do Foz Cataratas. Foto: Nilton Rolin

“Só mostra o quanto a LNF está equilibrada e o quanto vai ser disputada a briga para definir quem serão os 16 classificados para os Playoffs, mostrando que não tem como cravar um favorito neste início de competição”, destaca João Paulo, capitão do Foz Cataratas, que completa: “Os 100 % de aproveitamento se dão a muito trabalho e dedicação no dia a dia desde a pré-temporada, até a preparação, visando cada adversário a ser enfrentado, com vídeos de jogadas, características individuais, a forma que nossa equipe irá atuar.”

Ao contrário do time paranaense, o Corinthians se transformou para a temporada 2022. Além da mudança significativa no grupo de atletas, a comissão técnica é outra. No entanto, a principal liderança do time em quadra segue a mesma. E atende pelo nome de Deives.

Pedro Paulo Diaz

Deives é o líder da equipe alvinegra. Foto: Pedro Paulo Diaz

“Estamos em um momento muito bom, apesar de tantas mudanças e um trabalho novo. O grupo aceitou muito rápido as ideias do Deividy e isso reflete dentro da quadra e nos resultados, apesar de termos uma boa margem de melhora ainda. Temos um ambiente maravilhoso e queremos muito nos manter na parte alta da tabela. A LNF é a liga mais equilibrada do mundo e vamos continuar trabalhando firme para obtermos nossos objetivos”, garante o pivô.

Outra equipe sob novo comando em 2022 é o Joinville. Até agora são seis pontos conquistados em seis disputados, vencendo dentro e fora de casa, mas ainda é cedo para avaliações definitivas, pondera o capitão Willian.

Juliano Schmidt

Willian é um dos principais pilares tricolores. Foto: Juliano Schmidt

“Como estamos ainda no início de um novo trabalho, com nova comissão técnica, três novos reforços, estar entre os quatro primeiros de uma competição muito difícil que é a Liga Nacional é sinônimo de que estamos no caminho certo. É claro que é só o começo, mas a proposta que o Paulinho Gambier tem passado aos atletas precisa se juntar com a qualidade de cada um para desempenhar o melhor. A Liga sempre foi muito equilibrada e esse ano não será diferente. As equipes podem vencer tanto em casa quanto fora e por isso o equilíbrio de pontos é grande já desde o início”, observa o goleiro.

Por fim, se tem um time a ser batido em 2022 é o Cascavel. Campeão da temporada passada, a julgar pela arrancada no estadual e na LNF, a fome dos comandados de Cassiano Klein segue a mesma. A equipe não perdeu nenhum jogo no ano e, na LNF, não tomou um gol sequer.

Cascavel

Carlão comanda o campeão em quadra em mais uma temporada. Foto: Cascavel

“Estamos sendo consistentes. Conseguimos um bom equilíbrio do ataque e defesa. Nosso time manteve a base do ano passado e trouxe novos jogadores que estão nos ajudando a conquistar as vitórias. Mas, sabemos o quanto a LNF é equilibrada e difícil. Precisamos buscar sempre melhorar para continuar somando pontos que serão importantes no fim da classificação”, analisa Carlão, capitão da equipe do Cascavel.

Na terceira rodada da LNF 2022, os ponteiros terão pela frente os seguintes jogos: Joinville x Praia Clube, Foz Cataratas x Pato, Cascavel x Jaraguá e Campo Mourão x Corinthians. Todas as partidas com transmissão ao vivo da LNFTV.