LNFS
Carlos Ortiz, jogador do Barça, e Solano, do Viña Albali Valdepeñas

O suspense é aberto na luta pelo título da Liga. Após trinta dias de competição, chega o momento decisivo, no qual só resta um. As eliminatórias das quartas de final começam nesta terça-feira com a partida entre o Barça e o Viña Albali Valdepeñas, a partir das 19h15, ao vivo na LaLigaSportsTV. Pelas 21h30, o ElPozo Murcia Costa Cálida inicia a sua caminhada rumo à sexta jornada na Olivo Arena frente ao Jaén FS. Todos os playoffs são em melhor de três jogos.

BARÇA – VIÑA ALBALI VALDEPEÑAS

Terça-feira, 23/05/2023. 19h15 Palau Blaugrana

TV: Esport3, LaLigaSportsTV

A partida entre Barça e Viña Albali Valdepeñas dá início ao Play Off pelo título. Defrontam-se pelas 19h15, no Palau Blaugrana, no cruzamento entre o segundo e o sétimo classificados da Liga. O Barça perdeu a primeira posição a duas rodadas do fim, e teve a oportunidade de recuperá-la na última data, mas não aproveitou o revés do Mallorca Palma Futsal em Cartagena. Os catalães perderam frente ao Inter FS (5-2), apesar de dois golos de Ferrão, que vive um momento espetacular: 12 golos em 11 jogos desde que regressou de lesão.

‘A pantera de Chapecó’ lidera um Barça que quer defender o título da Liga. Eles vão para o sétimo lugar em sua história e começam como um dos principais favoritos. Em um ano de altos e baixos, conquistou a Supercopa e a Copa do Rei, mas não conseguiu avançar para a final da Copa da Espanha nem para a Final Four da Liga dos Campeões. Enfrenta o Viña Albali Valdepeñas, equipa que não tem conseguido ser regular durante o campeonato, mas ainda assim se classificou entre os oito melhores com algum conforto. Chegam depois de duas vitórias consecutivas: 5-4 contra Industrias Santa Coloma e um contundente 1-9 contra Córdoba Património Mundial. Foram jogos aparentemente inconsequentes, mas que ajudaram os homens de David Ramos a ganhar confiança antes de uma eliminatória muito complicada.

Estas duas equipes já se defrontaram três vezes esta temporada, todas com vitória do Barça: 5-3 e 2-6 nos jogos da Liga e 3-2 nos quartos-de-final da Taça de Espanha. Naquele dia as coisas estavam muito apertadas e o lado de La Mancha colocou os catalães em sérios problemas. O gol de Pito, a quatro minutos do final, resolveu o empate. Será o último Play Off de Carlos Ortiz, que anunciou sua aposentadoria na semana passada, e também de Marcenio, que se despedirá do clube no dia 30 de junho. Bateria, por alguns transtornos, cai da lista de David Ramos.

Viña Albali Valdepeñas quer repetir o feito de 2019/20. Chegaram à final daquele Play Off em formato expresso. O empate com o Inter FS os despertou do sonho do campeonato. Sempre que disputou as eliminatórias com o título (três vezes) conseguiu chegar pelo menos às semifinais. Nessa jornada perdeu na temporada passada, precisamente frente ao Barça: 0-1 na Virgen de la Cabeza e 6-4 no Palau Blaugrana.

Baixa: Sergio Lozano, do Barça; e Bateria, de Viña Albali Valdepeñas.

JAEN FS – ELPOZO MURCIA COSTA CÁLIDA

Terça-feira, 23/05/2023. 21:30. areia verde-oliva

Quarto e quinto da Primeira Divisão se enfrentam empatados, a priori, com forças muito apertadas. Jaén FS chega como atual campeão da Copa. O formidável sprint final de Jimbee Cartagena os deixou sem a terceira posição, apesar de a dinâmica dos jaenenses não ser nada ruim. Aquele jogo da 29.ª jornada, no Olivo Arena, fez pender a balança, com uma vitória de melão com um golo solitário de Meira.

O ElPozo Murcia Costa Cálida chega com dúvidas ao momento decisivo da temporada. Entre as sobrancelhas, eles ergueram o título da Liga treze anos após o último, em 2010. Nas últimas três temporadas, eles caíram nas primeiras mudanças no Play Off pelo título e é preciso voltar a 2019 para ver o time amador em uma final da liga. Depois de um excelente início de segundo turno, vencendo tudo entre janeiro e fevereiro, o time vem vacilando nas últimas semanas e vem perdendo em casa nesta eliminatória das quartas de final. São cinco derrotas nas últimas nove jornadas do campeonato para uma equipa que aspira ao título. Na última sexta-feira jogou a meio gás frente ao Levante UD FS, sabendo que já era matematicamente quinto e não deve arriscar quatro jornadas para iniciar o Play Off. Eles não podem contar com Dario para este primeiro jogo devido a uma ruptura do vasto lateral devido a uma contusão na coxa. Ele está trabalhando com os fisios há alguns dias para tentar o retorno durante a competição.

Estas duas equipas já se defrontaram três vezes esta temporada, com sortes diferentes. ElPozo Murcia Costa Cálida venceu os dois jogos do campeonato: 1-4 no Olivo Arena e 4-3 no Palace, com um golo ‘in extremis’ de Bruno Taffy a dar a vitória. Em vez disso, o Jaén FS eliminou os murcianos nas meias-finais da Taça de Espanha, rumo ao tricampeonato nesta competição. O clube agora busca uma dobradinha que seria histórica; ou pelo menos chegar à final da Liga pela primeira vez. É a sétima participação no Play Off: em 2018, 2019 e 2022 chegaram às semifinais e em 2015, 2017 e 2020 não ultrapassaram a barreira das quartas de final. Na temporada 2018/19, o ElPozo Murcia eliminou o Jaén FS nas semifinais do Play Off pelo título (4–2 e 3–4) na única vez que se enfrentaram na pós-temporada.

Dani Rodríguez tem como diferencial Chino, que começa como líder da tabela classificativa com 29 gols. Parece muito difícil para alguém arrebatar o Troféu de Artilheiro do JOMA porque seus perseguidores, Terry (28) e Alberto Saura (22) não jogam Play Off. O próximo da lista que pode seguir somando, Lucao, do Jimbee Cartagena, tem apenas 21.