A fase classificatória da Liga Nacional de Futsal (LNF) 2016 está próxima do fim. Agora, apenas dois jogos separam o Supermercados BH/Minas do encerramento da temporada regular. No caminho da equipe mineira estão o Cresol/Marreco Futsal e Jaraguá Futsal. O time minastenista está na zona de classificação, mas ainda não está garantido na próxima fase. Isso significa dizer que bons resultados são importantes para os planos da equipe nos playoffs da competição. Na noite desta segunda-feira (15/8), às 19h15, na cidade paranaense de Francisco Beltrão, o time do treinador Paulo César Cardoso terá pela frente o penúltimo desafio da fase classificatória. Será o momento de enfrentar o Cresol/Marreco Futsal.

O adversário do momento está na 13ª posição da tabela, com 18 pontos conquistados, e vai poder contar com o apoio da torcida, que é conhecida por pressionar a equipe visitante. “O Marreco é uma equipe qualificada e muito forte dentro de casa. Eles usam muito bem a torcida para pressionar os adversários e inflamar o jogo. Precisamos ter muita disposição e inteligência para jogar”, lembrou o fixo/ala Lucas Teixeira, último nome a reforçar o Supermercados BH/Minas na atual temporada.

Em 15º lugar, os mineiros têm 16 pontos na edição 2016 da LNF. O técnico Paulo César Cardoso reconhece que enfrentar, fora de casa, um adversário direto pela classificação pode ter suas desvantagens, mas sabe que os últimos resultados do Supermercados BH/Minas mostram que o time vive bom momento na competição. “Jogar fora de casa, em um momento decisivo como esse, tem suas desvantagens, porque você está jogando na casa do seu adversário, que também é um adversário direto (pela classificação). Mas, temos que pensar sempre no contexto, porque jogar dentro ou fora de casa, se você não estiver seguro, confiante, dá na mesma. Então, é uma equipe muito boa, que também vem tendo resultados bons. É uma equipe nova na competição. É difícil jogar lá, porque eu joguei lá muitas vezes contra, no Campeonato Paranaense, e a torcida vai em peso. Mas o nosso momento é muito bom”, comentou.

Nas duas últimas rodadas, os mineiros fizeram grandes jogo. Contra o Floripa Futsal, vitória por 3 a 1. No confronto diante do Carlos Barbosa, dois gols para cada lado. Os resultados, na opinião do técnico minastenista, mostram que o time está bem no encerramento da fase classificatória. “O empate de Carlos Barbosa é um resultado, junto com a vitória no jogo do Foripa, que vai dando mais confiança. Nós iniciamos a Liga Nacional com confiança, com um volume de jogo muito grande, tínhamos que ajustar a defesa. E esses resultados positivos, como foram Floripa e Carlos Barbosa, isso aumenta a confiança e faz a gente evoluir da forma como estamos evoluindo”, disse.

O autor do gol empate contra a equipe de Carlos Barbosa foi o fixo/ala Lucas Teixeira. Quando o relógio marcava apenas um minuto e 40 segundos para o término do confronto, Lucas balançou a rede. Para ele, o gol é sempre especial e uma recompensa por tudo o que atleta tem que passar. “O gol, seja ele como for, já é uma grande satisfação para nós jogadores. Mas, quando ele acontece em momentos decisivos e importantes como esse, você sente realmente uma grande emoção e alegria. Faz tudo que passamos valer a pena”.

Para o treinador minastenista, a melhora do desempenho da equipe se deve ao retorno de atletas que estavam lesionados e ao empenho do time nos treinamentos. “Agora, continuamos com dois fora, que são o Pequeno e o Gessé. Então, nós continuamos com desfalques. Mas a volta dos atletas e a parada na Liga Nacional fez com que a gente pudesse ajustar algumas situações. Credito a melhora ao retorno dos atletas, dedicação nos treinamentos também. Isso fez muita diferença”, disse Paulo César. “Nossa força vem da evolução diária nos treinos e do comprometimento de todos com a equipe”, concluiu Lucas Teixeira.