O Panamá terá que acelerar o máximo desde o início da Copa do Mundo de Futsal da FIFA no Uzbequistão 2024™. Eles enfrentam o atual campeão Portugal e uma equipe muito cobiçada do Marrocos nos dois primeiros jogos. Ruman Milord, que está definido para uma segunda final global, será um fator chave para o Panamá, que se classificou para o torneio pela quarta vez consecutiva. O melhor desempenho dos centro-americanos ocorreu na estreia, há 12 anos, na Tailândia, onde chegaram às oitavas de final. Eles estão ansiosos para repetir o feito na Ásia Central, depois de terem perdido a fase a eliminar em 2016 e 2021.
“As expectativas são muito altas”, disse Milord à FIFA. “É a minha segunda Copa do Mundo e mal posso esperar para começar. Até lá, precisamos trabalhar duro como equipe para chegar o mais longe que pudermos.” O dinâmico jogador de 25 anos marcou cinco gols no Campeonato Concacaf de Futsal, na Nicarágua, e chegará à Copa do Mundo já com alguma experiência de alto nível. “Gostei muito da minha primeira Copa do Mundo de Futsal na Lituânia”, disse ele. “Além disso, o país era lindo e as quadras brilhantes. O tempo que passei com meus companheiros foi excelente.” Apesar de os panamenhos terem perdido os três jogos da fase de grupos, Milord considera a competição de 2021 um incentivo para alcançar melhores resultados daqui a três anos: “Infelizmente não somámos nenhum ponto e os jogos foram uma luta. , mas agora estamos ansiosos para mudar tudo isso.”
As já mencionadas finais regionais deram um enorme impulso moral ao extremo explosivo, que considerou erguer o troféu uma experiência inesquecível. “Foi uma vitória extremamente importante para o país e para nós”, disse Milord. “Isso nos deu confiança para mostrar que podemos jogar em bom nível. Fizemos história e fiquei muito feliz com minhas atuações.”
Milord sobre os adversários do Panamá
Portugal
“Será um jogo muito complicado. Sabemos do que eles são capazes e triunfaram da última vez. Estamos trabalhando muito para ter certeza de que estamos prontos para este.”
Marrocos
“O Marrocos tornou-se gradualmente uma unidade muito forte. Já os defrontámos em amigáveis e eles são uma grande equipa. Sabemos que serão adversários muito difíceis.
Tajiquistão
“Ambos sabemos que este jogo provavelmente será uma vitória obrigatória. Será como uma final de copa, com uma vaga nas oitavas de final em jogo. Queremos dar um passo de cada vez, mas também queremos obter os resultados que precisamos para competir pelo troféu.”
Milord sobre seus companheiros de equipe
Alfonso Maquensi
“Alfonso é como um irmão para mim. Brincamos juntos desde que éramos crianças. Ele reúne o grupo, é o capitão e também é uma ótima pessoa.”
Jamie Penaloza
“Temos mãos realmente seguras em Penaloza. Ele está cada vez melhor. Ele é o melhor goleiro da Concacaf e estamos confiantes de que fará uma ótima campanha.”