FIFA
Mehran Gholami jogador do Afeganistão | Foto: FIFA

Quando Pablo Taborda estava começando sua carreira no futsal, Mehran Gholami estava começando sua vida. Inacreditavelmente, eles vão colidir em uma quadra da Copa do Mundo de Futsal da FIFA™ neste mês.

Isso se deve à ponta de 18 anos que fez e levou gols na Copa Asiática de Futsal da AFC em abril. A produção imperial de Gholami ajudou o Afeganistão a derrotar a República do Quirguistão para chegar à sua primeira competição da FIFA desde 1948.

“Foi o melhor dia da minha vida”, disse Gholami à FIFA . “Fizemos uma ótima partida e, graças a um resultado muito bom, conseguimos nos classificar para a Copa do Mundo. Sinto-me muito orgulhoso de termos sido nós que levamos nosso país à Copa do Mundo pela primeira vez.

“Sempre sonhei em ver o Afeganistão na Copa do Mundo. Esse era o objetivo da equipe técnica e dos jogadores da seleção afegã desde o início. Garantimos treinamento de alta pressão e estar longe de nossas famílias.

“Com todo o respeito a todos os atletas orgulhosos do meu país, conseguimos fazer a maior conquista da história esportiva do Afeganistão. Eu mesmo testemunhei todas as pessoas que foram às ruas em diferentes cidades para celebrar essa conquista histórica.”

Gholami será o mais jovem dos 336 jogadores no Uzbequistão 2024 – 20 anos mais novo que Taborda e 23 anos mais novo que o neozelandês Miroslav Malivuk.

“Poder servir meu país em uma Copa do Mundo nessa idade faz com que todo o sacrifício que eu e minha família fizemos tenha valido a pena”, disse o afegão nº 8. “Sou grato a Deus. Não acho que possa haver sentimento melhor do que esse.”

“Para cada jogador, não há prazer maior do que representar seu país no maior torneio do mundo. Acho que fiz algumas das minhas melhores atuações na Copa da Ásia, e é natural esperar que essa tendência continue na Copa do Mundo.”

Primeiro para o Afeganistão é Angola em Tashkent no domingo. Depois, eles enfrentarão a Argentina, vencedora e vice-campeã nas duas últimas Copas do Mundo de Futsal da FIFA, respectivamente, e a Ucrânia no Grupo C.

“Nosso objetivo é sair do grupo”, disse Gholami. “Angola é um time muito bom e nosso primeiro jogo será muito interessante.”

“A Argentina é uma potência mundial, mas estamos prontos para competir contra eles em todos os níveis. Jogaremos com coragem. Sigo vários jogadores argentinos nas redes sociais. Será ótimo jogar contra o goleiro Nico Sarmiento e seu número 9 Cristian Borruto.

FIFA
Sarmiento, goleiro da Argentina | Foto: FIFA

“Vi a Ucrânia vencer Portugal. Eles são um dos melhores times da Europa e têm uma das maiores participações na Copa do Mundo. Não estamos subestimando ninguém. Cada time aqui é um bom time.

“Gostaria de agradecer ao honrado povo do Afeganistão, que sempre foi gentil comigo e me apoiou. O povo afegão está muito animado para a Copa do Mundo. A presença deles realmente nos encoraja e nos ajuda a trabalhar duro pelo nosso país. Espero em Deus que tenhamos as mesmas performances na Copa do Mundo que tivemos na Copa da Ásia.”