O Cresol/Marreco Futsal ficou sabendo que jogaria a Liga Nacional de Futsal (LNF) no fim de novembro de 2015 e, a partir daí, começou a pressionar o Município para fazer uma ampliação na quadra do ginásio Arrudão. Por se tratar de uma obra pública, parecia quase impossível fazer os ajustes na estrutura até o início da competição nacional, dia 18 de abril. Mas devido ao esforço da administração municipal em tratar o assunto com prioridade, as obras devem iniciar em fevereiro e o problema deve ser solucionado.

“Está tudo se encaminhando muito bem. O município se empenhou desde o início para realizar essa obra, pois se o Arrudão não ficar pronto, teremos que jogar no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon. Mas agora acho que vai dar certo e a obra deve ser entregue em 40 dias”, comenta Ademilson Arendt, o Míssio, diretor do Cresol/Marreco Futsal.

Portanto, a pré-temporada dos atletas, que inicia em 1º de fevereiro, deve acontecer no ginásio da Unipar, que também tem sido uma grande parceira do clube. Resta saber se o Arrudão vai ficar pronto para a estreia na Série Ouro do Campeonato Paranaense, dia 12 de março. O arbitral do estadual acontece em 20 de fevereiro, provavelmente em Guarapuava. O prazo final para as inscrições dos clubes é no dia 19 de fevereiro.

O que vai ser feito no Arrudão?

O piso do ginásio Arrudão tem 42,75 metros de comprimento de uma mureta até a outra. A quadra tem dimensões de 20m por 40m e, portanto, sobram apenas 2,75 metros de recuo nos fundos. E a LNF exige dois metros de cada lado (44 metros somando quadra e recuo), para evitar que algum jogador se machuque em alguma jogava mais firme. E por isso vai ser feita a obra no Arrudão, pois nas laterais o recuo já é o suficiente.

“Parece até uma incoerência aceitar um ginásio como o Sarará e não aceitar o Arrudão, que tem muito mais estrutura. Mas temos que trabalhar conforme a prioridade da competição, que é oferecer condições dentro de quadra, não na arquibancada”, comenta o diretor de Esportes de Francisco Beltrão, Osmar José Úrio.

E para aumentar a quadra em, pelo menos, 1,25 metro, vai ser preciso quebrar uma parte da arquibancada no lado oposto ao placar eletrônico. Portanto, vai mexer em parte da estrutura do ginásio, isso que pode demorar um pouco no cronograma.

Mas além desta mudança na quadra e na arquibancada, outras melhorias serão feitas no Arrudão, como os vestiários, cabines de imprensa e os acessos à quadra. A LNF pediu, inclusive, mais segurança no vestiário dos visitantes, para evitar transtornos nos jogos. Fechaduras e cadeados terão que ser trocados.

Notícia: Adolfo Pegoraro
Imagem: Divulgação