Atual campeão da LNF (Liga Nacional de Futsal), pelo Carlos Barbosa (RS), o técnico Marquinhos Xavier, de 41 anos, passou pela capital paulista na última semana, onde participou do II Meeting de Futsal.

Com exclusividade, o treinador falou ao Futsal em Pauta sobre a conquista de 2015 e o vice-campeonato de 2010, quando na ocasião, estava à frente da Copagril, de Marechal Rondon (PR):

“Em 2010, a gente chegou muito próximo, a gente sabia que era uma missão complicada. Enfrentamos o Jaraguá, que na ocasião vinha de uma estrutura junta há muito tempo e era muito difícil de bater”, relembra.

Marquinhos ainda diz que o segundo lugar deu mais experiência profissional para que as metas futuras fossem alcançadas:

“Eu acho que o vice-campeonato deu uma experiência para que a gente pudesse preparar um pouco melhor a equipe agora em 2015.  Então aconteceu. Foi bacana e eu acho que, além do título de campeão, fica o legado do trabalho e da coletividade. Foi interessante porque deu uma possibilidade de outras pessoas e outras equipes também sonharem com esta conquista. Então, fico feliz pela oportunidade em realizar um sonho, que era de conquistar a LNF”.

Questionado sobre em que momento da competição o título estaria mais próximo, Xavier diz que após a segunda fase o grupo se mostrou mais maduro e com padrão de jogo bem definido:

“Quando chegamos na segunda fase, a equipe se mostrava muito confiante e muito madura. Já havíamos enfrentado algumas dificuldades, mas ali a gente encontrou não só o equilíbrio emocional, como técnico e tático. Jogamos em alto nível e sentimos a confiança de que podíamos avançar. Traçamos gradativamente bem as  nossas metas, passamos bem nos playoffs, e na final, claro, tivemos uma dedicação adicional para a conquista do título”.

Sobre o primeiro grande teste de 2016, a Taça Brasil de Clubes, a qual será realizada dentro de casa.

“Mais uma missão. A ACBF já sediou duas Taças Brasil e não foi feliz nas duas edições. Mas agora vamos tentar quebrar esse tabu em casa e conseguir mais um título. Diante de dificuldades, mas a gente aposta e a possibilidade existe, vamos correr atrás disso”, completou.

A XLIII Taça Brasil de Clubes começa no próximo dia 29 de fevereiro, e a ACBF estreia às 20h contra o Vitória (BA).

Notícia: Futsal em Pauta
Imagem: Divulgação