Thais Magalhães CBF

Futsal – Brasil x França – Torneio Internacional da França. Foto: Thais Magalhães CBF

A Seleção de Futsal faturou o troféu do Torneio da França com 100% de aproveitamento em dois jogos disputados. A equipe canarinho bateu a Eslovênia por 8 a 0 e triunfou sobre a França por 3 a 2. Satisfeito com o desempenho da equipe, o técnico Marquinhos Xavier fez um balanço das partidas contra os europeus e destacou as peculiaridades de cada duelo.

“No confronto de estreia (contra a Eslovênia) tivemos um equilíbrio muito grande no primeiro tempo. No segundo, a facilidade com que os atletas entenderam as informações e conseguiram reproduzir, tornou o jogo mais simples para a gente, em especial no início da etapa final, onde conseguimos abrir a vantagem e fomos competentes para ampliar quando eles arriscaram mais”, disse, antes de analisar o embate com os franceses.

“O duelo contra a França foi muito duro. Uma equipe fisicamente muito forte, que joga de maneira competitiva e tornou difícil nosso jogo nos dois tempos. Embora que estar sempre na frente (no placar) nos ajudou a selecionar um pouco mais as situações dentro da partida. É uma vitória muito centrada na nossa capacidade mental, de uma força de superar as dificuldades no pouco tempo que tivemos juntos aqui, desde a chegada e a atuação no jogo”, completou.

Marquinhos ainda valorizou a conquista ao ressaltar a importância das vitórias, o que para ele facilita alguns eventuais ajustes no time.

“Tudo isso vai nos fortalecendo, dando a impressão que pouco a pouco as coisas vão se ajustando e vamos ter a possibilidade de um rendimento ainda melhor. O resultado é importante para a Seleção, em especial nessa relação com a CBF. Queríamos muito isso e buscamos trazer essa conquista para que fosse a primeira de uma série que pode acontecer. Rompendo essa barreira, senti a energia bastante positiva para que isso acontecesse. Sempre importante vencer. Se temos coisas para corrigir, melhor vencendo. Quando tropeçarmos, também vai nos ajudar a fortalecer”, declarou.

A Seleção agora se prepara para o último confronto que acontece no domingo (10), contra Comores, também em território francês. Marquinhos também enalteceu esse tempo de treinamento até o duelo contra os africanos.

“Felizmente temos um tempo agora até o próximo jogo. Então, temos a possibilidade de desacelerar essa tensão emocional e também o desgaste que foi bastante acentuado nos dois jogos. Recuperar a motivação para o jogo final que é importante no somatório da preparação. Temos que valorizar cada passo que estamos dando, jogo, adversário, dificuldade, porque elas vão construindo algo que vai se tornar algo efetivo no resultado e desempenho”, disse antes de completar sobre o planejamento para o confronto.

“Preparar a equipe, fazer algumas mudanças, testar algumas coisas nesse conjunto que já teve diversas modificações durante esses dois jogos. Mudamos bastante as formações. Apenas não jogamos em outro sistema. A ideia é fazer isso tirando proveito de atletas que jogam em suas equipes em um modelo um pouco diferente”, concluiu.