LNFS
Marcenio, com a bola da Liga dos Campeões

O brasileiro Marcenio faz suas últimas partidas como jogador culé nesta final da LNFS contra o Jaén FS. Em entrevista ao site do clube do Barça, ele garante que quer encerrar sua etapa com a conquista do troféu da Liga e destaca que “jogar pelo Barça tem sido um espetáculo”.

Neste sábado (17h15, LaLigaSportsTV) começa a final do Play Off pelo título da liga. Será a última para Marcenio, que já venceu três vezes como jogador do Barça, depois de ingressar no clube em 2018: “Quero fechar esta etapa com um novo título. É a minha última dança, como dizem ultimamente, e quero dar tudo para ajudar a equipa e para que possamos festejar este campeonato. Estou bem, muito focado e vou com tudo, como sempre. Nesse aspecto, não porque seja o último vai ser diferente”.

Em frente estará o atual campeão da Copa da Espanha, Jaén FS: “É uma equipe que compete muito bem”, diz Marcenio, “como vem demonstrando há anos. Você pode esperar qualquer coisa. Assim, teremos que entrar em todos os jogos que restam com muita concentração, ir com tudo e tentar fazer o nosso jogo. Se fizermos da maneira que sabemos fazer, pode funcionar para nós.”

O jogador brasileiro chegou ao Ugra Yugorsk, com quem havia conquistado a Liga dos Campeões em 2016. Ele garante que não esperava um período de tantos sucessos, pois naquela época o Inter FS era o grande dominador do futsal espanhol: “Cheguei no Barça em meio a um novo projeto, depois de muitos anos sem comemorar. E já na minha primeira temporada conquistamos alguns títulos. Então, ao longo desta etapa não deixamos de ganhar. Foram quatro anos muito bonitos e especiais.”

Ele define a experiência de jogar em um clube tão grande como “espetacular”: “Desde o primeiro dia até hoje, jogar no Barça foi um sonho para mim. Só tenho a agradecer a Deus por tudo que pude viver, e agora só me resta olhar para frente. Vou levar tudo o que vivi, que tem sido um verdadeiro espetáculo.”

É difícil para o brasileiro escolher um momento para ficar. Inclusive, ressalta, fica “com os momentos ruins”, porque eles também tiveram que “sofrer”. Marcênio valoriza o espírito de equipe que existe dentro daquele vestiário. “Tenho me sentido muito confortável, muito bem, e eles facilitaram minha etapa aqui. É como uma família. Obviamente, tivemos nossos problemas, mas eles foram resolvidos e viramos a página. Eles são todos fantásticos.”

Sobre o 40×20, já teve tantas experiências e tantos sucessos que é difícil manter apenas um título, mas sublinha o valor dessa primeira Taça de Espanha de 2019 porque “mudou a dinâmica da equipa”, tal como a de 2020 Liga dos Campeões “Depois, também guardo alguns dos meus momentos individuais, na pista, competindo em partidas importantes, marcando gols, mas também dando assistências, que são tudo para mim”, acrescentou.

Marcenio é conhecido por suas aparições em momentos decisivos, tanto que já recebeu o apelido de “jogador das finais”. Se tiver de manter um golo, escolha aquele que marcou “na primeira final da Taça de Espanha”, a 3 de março de 2019, frente ao ElPozo Murcia Costa Cálida (2-1). O jogador do Campo Grande quer se despedir da torcida, agradecendo o apoio: “Com eles, somos como uma grande família, porque estão sempre presentes. Eles viajaram conosco, comemoraram e sofreram. Eles são uma parte muito importante deste projeto. Por isso só tenho a agradecer o apoio recebido.”