O Panamá se tornou o principal pilar da Copa do Mundo de Futsal da FIFATM. O Uzbequistão 2024, de fato, marcará sua quarta participação em sucessão. Também serão as primeiras finais globais em que entrarão como reis continentais. Isso é em dívida com Alfonso Maquensi, que terminou o Campeonato de Futsal da Concacaf em abril com três gols e o prêmio de Melhor Jogador.

O jogador de 27 anos discute gols contra o Brasil na Lituânia 2021, o Panamá sendo agrupado com Marrocos, Portugal e Tajiquistão, e enfrenta Pany Varela e Zicky.

FIFA: O Panamá não conseguiu um resultado na Lituânia 2021, mas você teve um ótimo momento marcando seu primeiro gol na Copa do Mundo contra nada menos que o Brasil. O que é que isso significou para ti?

Alfonso Maquensi: Foi uma grande sensação. Marcar contra o Brasil foi maravilhoso e eu gostei ao máximo. Eu comemorei marcando esse gol com a minha alma, e agora eu quero fazer a mesma coisa nesta Copa do Mundo e marcar um grande objetivo para o meu país. Naquele momento em que marquei o gol, senti imensa alegria. Foi o meu primeiro gol na Copa do Mundo e gostei de cada pedacinho.

FIFA
Panamá tem grupo difícil

Você foi nomeado o melhor jogador no Campeonato de Futsal da Concacaf, que o Panamá venceu pela primeira vez, em abril. Isso é um bom sinal para esta Copa do Mundo?

Isso foi uma grande conquista para nós, e foi uma boa honra para mim em um nível pessoal. Para fazer algo assim para o meu país, eu precisava de toda a ajuda dos meus companheiros de equipe. Ganhar esse campeonato foi a nossa primeira vez, então foi ótimo para o Panamá e ótimo para o futsal da América Central. Eu acho que ganhar um torneio como esse nos deu confiança para esta Copa do Mundo. É um plus adicional. Isso nos dá mais esperança na Copa do Mundo, porque sabemos como voltar nos jogos agora e superar a adversidade. Isso vai nos ajudar muito.

Esta será sua segunda Copa do Mundo depois de estrear na Lituânia 2021. O que você espera desta vez?

É realmente maravilhoso estar de volta à Copa do Mundo e ter a chance de jogar por uma segunda vez. É um desafio que estou pronto para enfrentar. A última Copa do Mundo não foi boa para nós, então queremos que as coisas sejam diferentes desta vez. É um grande desafio, mas é um que estaremos prontos para enfrentar.

FIFA

Como vai a preparação para a Copa do Mundo?

Está a correr bem. Estamos aqui no Paraguai agora para um campo de treinamento, e temos focado muito em nosso trabalho defensivo. Sabemos que estamos em um grupo difícil, então estamos trabalhando duro nesses aspectos defensivos e condicionamento físico.

Portugal, Marrocos e Tajiquistão… quais são os teus pensamentos gerais sobre os três adversários?

Com Portugal, não é preciso dizer que equipa são. Eles são os campeões mundiais reinantes. O Marrocos é o campeão africano e o Tajiquistão também é uma equipa muito difícil. Nosso objetivo é chegar à próxima rodada, mas só podemos ir passo a passo. Vamos começar contra Portugal e depois temos de ir a partir daí.

Como é motivador enfrentar jogadores de classe mundial como Zicky e Pany Varela

Portugal tem jogadores de estrelas em todo o seu plantel. Você menciona Zicky e Pany Varela, mas há também Afonso Jesus. Jogar contra uma equipe como essa é uma grande responsabilidade, e por isso estamos enfrentando isso com o foco e a seriedade que merece.

Quais são as chaves para o Panamá progredir do grupo?

Como mencionei antes, é um grupo muito difícil, por isso é importante que joguemos bem contra Portugal no jogo de abertura. Precisamos começar bem e ter um bom jogo. Depois disso, jogamos contra o Marrocos, então estaremos tentando obter um resultado lá, sabendo que uma vitória ou empate nos ajudaria muito. Depois terminamos contra o Tajiquistão, e esse é um jogo que temos que vencer se quisermos avançar. Sabemos que Portugal e Marrocos são candidatos ao título. Eles jogam tão bem, então precisamos estar no nosso melhor nesses dias.

Você também representou o Panamá na Copa do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Bahamas 2017TM. Como foi essa experiência?

Foi uma experiência muito boa para mim. Poucos jogadores foram capazes de jogar tanto um Futsal e uma Copa do Mundo de Futebol de Praia, então estou feliz por ter a chance de fazê-lo. Nós tínhamos vencido o Campeonato de Futebol de Praia da Concacaf naquele ano e tínhamos muita ambição antes do torneio. Infelizmente não conseguimos avançar, mas ainda assim foi uma coisa importante para mim.

FIFA
Futebol de praia também é uma paixão.

Você tem preferência entre futebol de praia ou futsal?

Sim, é futsal, com certeza. É nisso que estou focado agora. Estou trabalhando duro para garantir que o Panamá tenha um bom desempenho nesta Copa do Mundo de Futsal.