LNFS

A equipe do Mallorca Palma Futsal posa antes de um jogo da UEFA Futsal Champions League. Foto: LNFS

O Mallorca Palma Futsal será o único clube de Futsal na Final Four, já que os restantes são secções ou equipes dependentes de clubes de futebol. A equipe maiorquina mantém a sua personalidade própria e defende a essência dos humildes clubes que se mantêm num desporto cada vez mais atraído por potências de outras modalidades.

O sucesso do Mallorca Palma Futsal na Europa é o sucesso do Futsal na sua essência, a de um desporto que cresceu de mãos dadas com clubes históricos que deram ao Futsal um estatuto próprio na luta permanente para crescer, amadurecer e ser diferente. jogo na Europa também. A equipa das Baleares celebra no próximo ano o 25.º aniversário da sua fundação como uma das quatro melhores da Europa e concretiza o modelo de clube de aldeia ao longo da vida que nasceu pelo e para o Futsal e que mantém a sua essência ao longo dos anos em. frente das equipas que nascem como secções de um clube de futebol ou a elas aderem ao longo do tempo.

Não tem sido e não é fácil ser um clube de Futsal sem mais recursos do que os que é capaz de gerar e competir numa modalidade que exige um nível cada vez mais elevado e com equipas que têm o guarda-chuva dos grandes clubes de futebol, um tendência que aumentou na última década atraída por um esporte em expansão. A Final Four desta temporada reflete os dois modelos sendo o Mallorca Palma Futsal o único clube independente presente na fase final frente a três equipas que são secções ou dependem diretamente de clubes de futebol como o Sporting Clube, Benfica ou Sporting Anderlecht. Tem muito mérito.

O Mallorca Palma Futsal este ano defende a essência dos clubes humildes que lutam e se mantêm e que crescem para se manterem em vigor num desporto que se tornou grande com base em clubes históricos que deram prestígio ao Futsal como desporto. Do Playas de Castellón, que conquistou os dois primeiros títulos europeus para equipas espanholas com a criação da primeira competição oficial da UEFA a nível continental em 2001, ao Boomerang Interviú, que conquistou dois títulos com o seu nome histórico antes de evoluir para o Atual nome de Inter com o qual conquistou mais três títulos para um total de cinco que o mantêm no Rei da Europa.

São dois dos clubes de Futsal que deram um estatuto diferente a esta modalidade e que reinaram na Europa, como o ElPozo Murcia Costa Cálida, que ficou aquém do título em duas finais. Antes da competição oficial da UEFA, houve o antigo Campeonato Europeu de Clubes de Futsal que viu outros clubes históricos como o Caja Segovia ou o CLM Talavera se juntarem ao Playas de Castellón e ao Interviú Lloyd’s na época como campeões europeus.