LNFS
Comemoração de um gol do Mallorca Palma Futsal

O Mallorca Palma Futsal continua a quebrar barreiras no futsal nacional e europeu. A equipe de Antonio Vadillo se classificou neste sábado para a quinta semifinal consecutiva da Eliminatória do título. É o único clube que conseguiu esta marca nos últimos cinco anos: o Barça esteve em quatro dos últimos cinco, porque em 2020 não passou dos quartos de final. Jaén FS e Viña Albali Valdepeñas já o alcançaram três vezes, duas vezes pelo Levante UD FS e Inter FS, e uma vez pelo ElPozo Murcia Costa Cálida.

Embora o fluxo de títulos seja claramente a favor do Barça, a equipa mais regular no Play Off pelo título nas últimas cinco temporadas tem sido o Mallorca Palma Futsal. Os comandados de Antonio Vadillo estarão entre os quatro primeiros colocados da competição pela quinta temporada consecutiva, após vencer o Noia Portus Apostoli. Eles venceram por 8–2 em Son Moix no primeiro jogo da série das quartas de final e garantiram sua vaga após a prorrogação no segundo jogo no Agustín Mourís.

O clube liderado por José Antonio Tirado continua a subir a escada do futsal. Depois de se consolidar na Primeira Divisão, veio a presença habitual no Play Off pelo título, final da Liga da época passada, título da UEFA Futsal Champions League na sua primeira participação, primeiro lugar na Liga regular, e agora a quinta presença seguida na as semifinais pelo título. O percurso pode terminar com honras se a equipa das Baleares for capaz de alcançar a dobradinha: a Liga e a Liga dos Campeões.

No saldo das últimas campanhas, deve situar-se naquele escalão superior ao Mallorca Palma Futsal juntamente com o Barça. A equipe blaugrana, com maior histórico e orçamento, conquistou os dois últimos títulos da Liga (2021 e 2022) e três dos últimos quatro, somando o de 2019. De fato, em suas participações no campeonato há apenas um borrão: o de a temporada 2019/20, com aquele formato expresso por conta da pandemia. Eles caíram nas quartas de final contra o Levante UD FS.

As Ilhas Baleares não falharam nessa nomeação nos últimos cinco anos. Na temporada 2018/19, o Barça os eliminou nas semifinais após vencer o terceiro jogo. Em 2020, eles foram derrotados por 3–1 pelo Inter FS em um empate de um jogo. Em 2021 voltou a defrontar-se com a equipa culé, que venceu nos dois jogos. E na época passada quebraram a barreira das meias-finais e chegaram à final, precisamente frente ao Barça, e conseguiram a passagem para esta tão especial Liga dos Campeões.

A semifinal contra o Jaén Paraíso Interior é uma nova oportunidade de chegar a uma nova final como aconteceu no ano passado. A eliminatória terá início no sábado (18h00, LaLigaSportsTV) no Palau Municipal d’Esports de Son Moix. A vantagem de jogar em casa é considerada a chave para o empate contra um time que venceu a Copa da Espanha este ano, eliminando o time das Baleares nas quartas de final.