LNFS
Tayebi, do Mallorca Palma Futsal, briga pela bola com Renato, do Jaén FS, com seu companheiro Wanderson no chão

Última bala para o Mallorca Palma Futsal. A equipe de Antonio Vadillo pode ficar de fora da briga pelo título caso não vença nesta quarta-feira, na Olivo Arena. O campeão da Liga dos Campeões perdeu o factor casa no terreno do Son Moix, no sábado, num jogo que terminou 2-5, e agora viaja até Jaén com o intuito de o recuperar. A equipa de Dani Rodríguez está a apenas um jogo de disputar a primeira final da Liga da sua história.

JAEN FS – MALLORCA PALMA FUTSAL

Quarta-feira 06/07/2023. 20:30. Areia Oliveira.

Jaén FS e Mallorca Palma Futsal se encontram pela quinta vez nesta temporada. Ainda que a formação balear tenha começado com certo favoritismo, o que lhe valeu o primeiro lugar na fase regular e a recente conquista da Liga dos Campeões, os andaluzes viraram o jogo contra eles. No último sábado, quebrou uma sequência de 20 jogos consecutivos do Mallorca Palma Futsal vencendo em casa (19 vitórias e 1 empate na temporada 2021/22) para somar o primeiro ponto da eliminatória e ter a chance de finalizar esta quarta-feira em casa .

O jogo teve fases muito diferentes e deixou leituras muito diferentes: uma primeira parte em que a equipa do Palmar mereceu ter saído em vantagem, ou pelo menos marcado um golo antes do intervalo. Mas o sucesso correspondeu a Jaén FS, e em particular a César Velasco, que deixou a ilha com um hat-trick e com o prémio LNFS Star Player. O jogador do Córdoba está consolidando a temporada de sua consolidação e por algum motivo recebeu a convocação de Fede Vidal para a seleção espanhola.

Após o intervalo, a igualdade reinante foi quebrada a favor dos comandados de Dani Rodríguez. Houve grandes erros na defesa, concessões a que o Mallorca Palma Futsal não está habituado e que o Jaén FS não perdoou. Em questão de minutos passaram de 0-1 para 0-4 que deixou tudo praticamente resolvido. O 2-4 de Eloy Rojas durou apenas alguns segundos, antes de Espindola aproveitar a ausência do guarda-redes para marcar à porta.

É assim que se chega ao Olivo Arena, um pavilhão que promete ser uma caldeira como nunca antes. Porque nunca se tinham visto numa situação como esta: com a possibilidade de arrematar o passaporte para uma final da Liga diante do seu povo. Já disputou as semifinais três vezes: em 2017/18 perdeu por 6 a 1 e 3 a 5 para o Inter FS; em 2018/19 foram eliminados pelo ElPozo Murcia por via rápida (4-2 e 3-4) e no ano passado, com formato de ida e volta, venceram o Mallorca Palma Futsal por 2-0 em casa mas perderam em Son Moix por 3- 6.

Para eles, o jogo desta quarta-feira é a oportunidade de quebrar um teto de vidro para a equipe: são oito participações no Play Off e eles buscam a primeira final. A sua competição fetiche é a Taça de Espanha, onde entrou pela porta da frente, conquistando o título na primeira participação (2015) e prolongando o seu idílio com os troféus de 2018 e 2023. Aliás, apenas três jogadores do plantel do Jaén FS O os veteranos Álex González e Mauricio, ambos secundários nesta temporada, e seu estilete principal, Chino, que jogou com o Viña Albali Valdepeñas em 2020, participaram de uma final da Liga.

O Mallorca Palma Futsal chega com as já conhecidas baixas de Muçulmano e Jesús Gordillo. Ambos não voltarão a jogar pelo restante da temporada, conforme confirmado pelo clube na preparação para a primeira partida da semifinal. O pivô do Toledo teve problemas físicos ao longo da campanha, desde que se machucou na estreia pela seleção, e o iraniano começou a carreira na Espanha de forma marcante, mas, depois de algumas semanas com a seleção persa, as dores se agravaram e ele não participou da reta final do campeonato.