LNFS

Jogadores comemora gol do Palmas. Foto: LNFS

O Mallorca Palma Futsal venceu de forma brilhante o Piast Gliwice da Polónia (5-0), na segunda jornada da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League e garantiu uma classificação histórica para a Final Four na estreia na principal competição continental. A equipe de Antonio Vadillo continua invicta na Europa e depois do empate (1-1) entre o esloveno Dobovec e o Novo Vrijeme e apesar de ter de defrontar os croatas no sábado, matematicamente é o primeiro clube a selar de forma brilhante a passagem à fase final , que acontecerá nos dias 4, 5, 6 e 7 de maio, com sede ainda a ser confirmada.

O início do jogo foi frenético com as duas equipes focadas em abrir o placar. O iraniano muçulmano pôs à prova o ucraniano Tsypun aos 2 minutos. Aos 4 minutos saiu o primeiro golo balear. Cobrança de escanteio de Chaguinha foi finalizada de forma impecável por Rivillos. O extremo madridista foi o grande protagonista dos primeiros dez minutos, marcando também o segundo golo com outro remate de pé esquerdo, após uma jogada estratégica da banda com um remate de Tomaz aos oito minutos.

Os maiorquinos dominaram o jogo com autoridade. A conexão iraniana entre Moslam e Tayebi apareceu, mas a ala não alcançou o passe do centro. Aos 12 minutos, o terceiro gol maiorquino estava prestes a sair após um chute de direita de Eloy Rojas, que acertou a trave com Tsypun já batido. Taybei gerou muito perigo e recebeu uma bola aérea na segunda trave, mas mais uma vez o goleiro ucraniano da seleção polonesa neutralizou o perigo.

A estratégia voltou a valer a pena para o Mallorca Palma Futsal. Mais um escanteio e mais um gol. Tiro de Mancuso e Dani Saldise buscou o rebote dentro da área para fazer o 3 a 0 aos 14. No plano de jogo de Vadillo, a alta altura defensiva e a pressão sufocante que impediu a equipe do técnico português voltaram a ser importantes. Orlando Duarte trabalhando seu jogo.

A equipe maiorquina encantou o Palau Municipal d’Esports de Son Moix e teve inúmeras chances de aumentar o placar. Aos 17 minutos, Eloy Rojas recuperou uma bola na linha de frente, mas o fechamento polonês impediu seu chute. Logo depois, Rivillos estava prestes a selar o hat-trick, mas seu chute de pé esquerdo errou o alvo. Aos 19 minutos, Cleber errou um chute de dez metros. Nos instantes finais, Luan defendeu no um a um contra o português Miguel Ângelo.

Após o reinício, Tayebi voltou a cobrar para o gol e em jogada de virada, mas Tsypun desviou o chute. Logo em seguida, o pivô iraniano pediu pênalti após um knockdown na área, mas Cédric Pelissier nada disse. E aos 25 minutos, o árbitro francês anulou um gol do persa por suposta mão na bola quando tentava finalizar uma assistência de Chaguinha na trave mais distante.

Piast Gliwice foi completamente dominado pelo Mallorca Palma Futsal e Orlando Duarte recorreu a Bugański como guarda-redes para travar a tempestade do jogo balear, liderado pela dupla Eloy Rojas-Rivillos. Aos 32 minutos veio o quarto. Muçulmano filtrou na entrada da área para Mancuso e o brasileiro finalizou de primeira para certificar o domínio absoluto do time espanhol.

Aos 34 minutos, Smialkowsi teve a chance mais clara de todo o jogo para o time polonês, mas o pivô mandou para a trave. Eles continuaram tentando com o goleiro-jogador, mas Luan Muller impediu qualquer abordagem dos visitantes. Aos 38′, Tayebi acertou uma bola na trave. A 25 segundos do fim, o quinto veio após bela jogada coletiva entre muçulmano e o pivô iraniano, que foi derrubado pelas costas por Eloy Rojas.