iso100photopress

Mario Rivillos, jogador de Futsal do Palma de Maiorca. Foto: iso100photopress

As quartas de final da Taça de Espanha encerram-se esta sexta-feira, estando em jogo o último bilhete para a meia-final entre Mallorca Palma Futsal e Jaén FS. A partida, que começa às 20h, coloca dois dos candidatos ao trono contra o Barça. A equipe das Baleares ambiciona superar o máximo das últimas épocas frente a uma equipa do Jaén FS que já conquistou este troféu por duas vezes e que se verá rodeada nas bancadas por uma deslocação massiva dos seus adeptos. As duas equipas seguem empatadas no segundo lugar da tabela classificativa, com 40 pontos. O Jaén FS não perde um jogo desde outubro, enquanto as Ilhas Baleares continuam vivas em todas as competições, incluindo a mais alta competição europeia.

MALLORCA PALMA FUTSAL – JAEN FS

Sexta-feira, 10/02/2023. 20:00. Palácio Municipal de Esportes de Granada.

O Jaén FS, após quinze jogos sem perder entre a Liga e a Copa SM El Rey, defronta esta sexta-feira um Mallorca Palma Futsal que se encontra, por mérito próprio, entre as quatro melhores equipas da Europa. Os argumentos de ambas as equipes serão colocados no 40×20 do Palácio Desportivo Municipal de Granada. No Pavilhão, Vadillo alertou antes da partida, que se espera uma clara superioridade dos torcedores do Jaén, pela proximidade do deslocamento. Mas dentro de campo a igualdade é máxima. Somam-se 40 pontos para ambas as equipas na Liga, decorridas 19 jornadas de competição.

O Mallorca Palma Futsal tem se instalado entre os melhores da categoria durante toda a temporada, mais perto ou mais longe do Barça. A entidade baleares vem dando passos em frente há vários anos, habituada a jogar o Play Off pelo título e Taças de Espanha. Até o ano passado, eles chegaram à sua primeira final da Liga e este ano se classificaram para as quatro finais da UEFA Futsal Champions League. Toda essa trajetória, eles esperam na ilha serem avalizados com um título. Aspiram aos quatro ainda em disputa nesta temporada, começando pelo deste fim de semana.

Vadillo tem todo o elenco disponível, exceto Gordillo. Dani Saldise sofreu desconforto no último jogo do campeonato e chega ao algodão, mas espera que seja do jogo. De resto, todo um elenco 100% cheio de recursos: Marlon, Cléber, Chaguinha, Mario Rivillos, Eloy Rojas, Mancuso… E a dupla iraniana, Tayebi e Moslem, que vem se apresentando muito bem nesta temporada.

A equipa das Baleares começou a segunda parte da temporada ao vencer o Quesos El Hidalgo Manzanares, mas a derrota no Pavilhão Jorge Garbajosa frente ao Inter FS (5-3) e o empate em casa com o Industrias Santa Coloma (2-2) aumentaram a preocupação . O inusitado é que até aquele empate todas as partidas disputadas em Son Moix nesta temporada teriam terminado com uma vitória do Mallorca Palma Futsal. E chegam à Taça de Espanha com melhores sentimentos, depois de uma vitória sofrida frente ao Córdoba Património da Humanidade (4-5).

O teto para eles são as semifinais de 2018. Nas últimas quatro edições, perdeu nas quartas de final. A Copa da Espanha é melhor dada a um Jaén FS que já a conquistou duas vezes: em 2015 e em 2018. Mas desde o título em Madri também não passou da fronteira das quartas de final. No precedente do campeonato entre as duas equipes, houve uma distribuição de pontos (2-2), enquanto na temporada passada o Palma Futsal venceu no Son Moix e o Jaén FS na Olivo Arena.

A equipe comandada por Dani Rodríguez vem em uma dinâmica avassaladora na competição nacional. Não perde um jogo desde a sexta jornada, quando o ElPozo Murcia Costa Cálida os venceu por 1-4. Dez vitórias e três empates permitiram-lhe perseguir o Mallorca Palma Futsal com 40 pontos, apoiados num sensacional estado de forma de Chino, autor de 16 golos na competição. Seu principal parceiro, o argentino Mati Rosa, tem outros 13 gols. São duas as ausências do elenco de Jaén: Wanderson, que teve que viajar ao Brasil por motivos pessoais, e Carlos Nem, que após se lesionar nas duas últimas jornadas não chegará a tempo para a partida das quartas de final. Quem vencer esta eliminatória enfrentará nas semifinais o vencedor do cruzamento entre Jimbee Cartagena FS e ElPozo Murcia Costa Cálida.