LNFS
Da esquerda para a direita: Cainan, Mancuso, Dani Saldise, Eloy Rojas, Tomaz e Marlon

Seis jogadores deixam o Mallorca Palma Futsal após a histórica temporada da Liga dos Campeões: os alas Tomaz e Marlon, os alas Eloy Rojas e Cainan e os pivôs Mancuso e Dani Saldise. A entidade sustenta que tem procurado manter a maior parte deles, “sem fortuna”, porque “o sucesso desportivo tem sido uma reivindicação de muitos clubes”.

Uma transformação está chegando no elenco do Mallorca Palma Futsal. A equipa que conquistou a Europa esta temporada e que se sagrou campeã da Liga regular terá de se mexer no mercado porque seis homens muito importantes na sua equipa deixam o clube. Cinco deles encerraram o contrato: Tomaz, Eloy Rojas, Cainan, Mancuso e Dani Salidse. Em vez disso, Marlon informou ao clube sua intenção de pagar a cláusula para obter a carta de liberdade e se desvincular do ano que havia deixado de contrato. “O clube tem tentado renovar a grande maioria dos jogadores mas não tem sido possível porque, infelizmente, o Mallorca Palma Futsal não pode competir com as ofertas que os jogadores recebem de outros clubes com maiores orçamentos.

Algo semelhante aconteceu com ele na temporada passada, quando Higor e Diego Nunes foram para o Benfica, time que acabariam eliminando nas semifinais da UEFA Futsal Champions League. Nesta temporada, os sucessos dos pupilos de Antonio Vadillo chamaram ainda mais a atenção dos transatlânticos do velho continente.

Merece um capítulo à parte a saída de Tomaz, jogador que estava há dez temporadas no clube e que tem sido peça fundamental no processo de crescimento do Mallorca Palma Futsal. Atuou como uma das duas capitais e já participou das quatro finais de clubes. A chave brasileira foi o pilar da defesa de Antonio Vadillo e um verdadeiro símbolo para a torcida. Nesta última temporada, ele contribuiu com 11 gols, em um dos melhores anos de sua carreira. Ele sai após terminar seu contrato.

Caso semelhante é o de Eloy Rojas. O andaluz sai após seis temporadas no clube em duas fases. O andaluz chegou ao Mallorca em 2016 e nos últimos anos tem crescido até ser uma das melhores alas da Primeira Divisão, tendo assinado 14 golos esta temporada e sendo uma das referências ofensivas do campeão europeu. No caso dele, o contrato com o clube também está terminando e ele decidiu encerrar esta fase sem que o clube consiga mantê-la.

Outros dois jogadores que o Mallorca Palma Futsal não conseguiu renovar são Mancuso e Cainan, cujo desempenho nesta temporada tem sido excelente. O primeiro sai com 12 gols na última Liga e como jogador universal enquanto Cainan contribuiu com 9 gols e mostrou um nível muito alto na segunda parte do percurso em que se tornou peça fundamental no esquema de Antonio Vadillo. Ambos cumpriram o contrato de dois anos.

Dani Saldise termina contrato após uma temporada no Mallorca Palma Futsal. Ele é o único que não teve uma proposta de renovação, depois de assinar seis gols no campeonato em sua única temporada. “Ele provou ser um profissional extraordinário e um jogador muito querido por sua humildade e trato com os torcedores”, dizem do clube.

O último caso é o de Marlon. O brasileiro chegou a Palma há três anos, vindo do Inter FS. Aos 35 anos, completou uma temporada espetacular, disputando 28 partidas pelo campeonato e marcando 9 gols. Renovou no verão passado por duas temporadas e assinou o seu melhor ano na ilha, sendo fundamental na equipa no esquema defensivo. O jogador informou ao clube que a cláusula pela qual pode obter a carta de liberdade neste verão será paga.