Fifa
França é o azarão contra a Argentina | Foto: FIFA

“Não tenho certeza se poderíamos ter sonhado mais do que isso”, disse Abdessamad Mohammed. Francis Lokoka acrescentou: “É absolutamente incrível. Se alguém tivesse me dito que isso aconteceria, eu não teria acreditado nem nos meus sonhos mais loucos. Mohammed marcou o gol que garantiu a vitória da França contra o Paraguai, em uma batalha equilibrada que teve um final dramático em Bukhara. Foi um resultado que os levou às semifinais em sua primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA™.

Lokoka mais uma vez fez milagres ao defender o gol francês, mostrando novamente sua flexibilidade e energia contagiante, mas com um elemento adicional de frieza sob pressão. Foi essa compostura que lhe permitiu parar a bola bem na linha do gol, quando ela quase foi forçada pelos paraguaios.

A dupla em particular foi excepcional para Les Bleus e falou com a FIFA no final de uma partida exaustiva. Há dois elementos que unem bem seus comentários. O primeiro é ser um sonho francês — um sonho louco, se você perguntar ao goleiro, ou a melhor coisa de todos os tempos, de acordo com o pivô. O segundo se relaciona a um sentimento de espanto. Ao falar sobre a aparição da França nas finais globais, a comunidade do futsal falou com um respeito curioso. Eles começaram o torneio ocupando a 10ª posição no Ranking Mundial Masculino de Futsal da FIFA, o indicador mais claro de sua rápida ascensão dentro do esporte. As expectativas eram altas.

Mas agora estamos falando de um time entre os quatro primeiros. “É inacreditável”, disse o técnico Raphael Reynaud. “Quando viemos aqui, nosso objetivo era passar da fase de grupos. Mas somos competidores, então, uma vez que alcançamos isso, dissemos a nós mesmos que tudo era possível. Acreditamos que podemos ir longe neste torneio. “O que está acontecendo aqui é um sonho que se tornou realidade, mas trabalhamos duro para chegar aqui, juntando as peças um passo de cada vez. Não é por acaso que chegamos até aqui. Você não vence o Paraguai nas quartas de final de uma Copa do Mundo por acaso.”

Na verdade, uma equipe paraguaia feroz e muito bem treinada deu à França um choque de realidade sobre o que nos espera nas semifinais. Foi uma partida aberta com ambas as equipes criando chances, mas a França acabou sendo o lado mais eficiente, pois conseguiu manter sua pequena liderança. Essa liderança quase foi eliminada por um foguete de Francisco Martinez no último chute do jogo, quando a bola bateu no travessão, exigindo uma revisão de vídeo para verificar se não havia cruzado a linha. Nenhum gol. “Trabalhamos para esta vitória e estamos muito orgulhosos disso”, disse Reynaud.

“O futsal é um esporte incrível. Você pode ir do nono céu ao fundo do poço no espaço de dois segundos. “Eles obviamente tiveram chances, mas nós defendemos muito bem. Também poderíamos ter marcado [mais]. O importante era não deixar outro entrar.” A França sobreviveu ao drama nos segundos finais para manter seu sonho vivo. Mohammed reconhece que seu próximo adversário, a Argentina, é um time forte, acostumado a jogar nesses grandes jogos. Para a França, no entanto, isso não é necessariamente uma desvantagem. “Acho que a diferença é que somos um time muito jovem e feliz”, disse o No10. “Estamos entrando em jogos sem pressão sobre nós. Houve alguma pressão em nossas duas primeiras partidas, mas agora estamos livres para jogar nosso próprio jogo.”