LNFS
Mario Rivillos, do Mallorca Palma Futsal, contra Matheus, do Barça

O Barça inscreve-se na sua sétima Liga, o Mallorca Palma Futsal sagra-se campeão da Liga Regular, Noia Portus Apostoli estreia-se na Primeira Divisão de apuramento para o Play Off e oito equipes protagonizam uma luta feroz para escapar à despromoção. Estas são algumas das histórias que ficarão na memória da época 2022/23 na categoria mais alta. A vitória do culé na sexta-feira na Olivo Arena pôs fim a uma campanha que tem de ser revista e analisada.

O Play Off pelo título não ficará para a história como o mais equilibrado, porque o Barça se encarregou de resolver todos os seus playoffs sem ceder um único ponto. Os comandados de Jesús Velasco têm passado por alguns altos e baixos ao longo da temporada, embora desde o início tenham subido à primeira posição da Liga e ficou claro que, pelo orçamento e pelo plantel, estão um degrau acima dos demais. Neste mês de junho foi confirmado.

Eles olharam pelo espelho retrovisor para todos os seus perseguidores até a 29ª rodada, quando a derrota para Jimbee Cartagena os deixou em segundo lugar. O Barça não teria vantagem em casa se a final de 2022 se repetisse, contra o Mallorca Palma Futsal. Mas o Jaén FS tocou a campainha nas semifinais e eliminou o campeão da Liga dos Campeões na grande surpresa deste Play Off. Em todo o caso, a equipa das Baleares fechou uma temporada inesquecível na ilha, com a conquista europeia e tornando-se na primeira equipa em mais de duas décadas a vencer a época regular sem se chamar Inter FS, ElPozo Murcia ou Barça. Eles terminaram os 30 dias com 65 pontos na bolsa, vencendo 20 jogos.

Viña Albali Valdepeñas, Inter FS e Jaén FS tiveram que ceder ao poder do Barça neste Play Off. Velasco recuperou a versão estelar de um plantel incomparável nesta categoria: Pito, Matheus, Dyego, Ferrão… Tudo isso enquanto Carlos Ortiz se despedia do futsal aos 38 anos, conquistando a oitava liga por conta própria. Marcenio também se despediu com mais uma vitória na final. Sergio Lozano teve que assisti-lo da arquibancada devido a uma grave lesão no joelho.

Muito meritória é a campanha do Jaén FS, quarto classificado na fase regular, vencedor da Taça de Espanha e finalista no Play Off. Os 32 gols de Chino ajudaram muito a atingir esses objetivos. Eles foram de menos a mais ao longo da temporada e derrubaram ElPozo Murcia Costa Cálida e o campeão da Liga dos Campeões a caminho da final.

Também devemos lembrar a temporada de Jimbee Cartagena, que terminou em terceiro lugar na temporada regular depois de vencer todas as equipes da zona superior na segunda rodada. No entanto, o Inter FS bloqueou a passagem nas quartas de final, teto do time melão no Play Off. Faltou gasolina para quebrar essa barreira, mas Duda tem gerado uma comunhão fantástica com a torcida e um bloco que sonha alto para o futuro. Mellado, Lucao, Mínguez, Pablo Ramírez e companhia deliciaram os adeptos com um jogo de muitos quilates.

A revelação: Noia Portus Apostoli

A temporada de ElPozo Murcia Costa Cálida e Viña Albali Valdepeñas foi mais discreta, eles também disputaram as eliminatórias para o título, embora não tenham passado das quartas de final nem na Liga nem na Copa. O papel de Noia Portus Apostoli merece um capítulo separado. A equipe comandada por Marlon Velasco estreou na Primeira Divisão, representando a menor população da categoria: apenas 14 mil habitantes. Com um plantel pouco experiente mas de extraordinário talento (Bruno Gomes, Power Raggiati, Altamirano, Marcelo, Henrique…) conseguiu salvar-se sem problemas e entrou no Play Off pelo título, terminando a Liga regular em oitavo.

Seis times escapam do rebaixamento; UMA Antequera e Levante UD FS caem para a Segunda Divisão

Passadas várias semanas, pode-se analisar com perspectiva em que se transformou a luta pela não descida à Segunda Divisão. Até oito times estiveram imersos ao longo da segunda fase, com um desfecho imprevisto: o BeSoccer CD UMA Antequera, que se classificou para a Copa da Espanha, acabou caindo para o segundo lugar com 29 pontos. Eles foram condenados a um empate a quatro com Real Betis Futsal, Xota FS e Córdoba Patrimonio em que foram prejudicados por ‘golaveraje’ e, acima de tudo, o fato de que no último dia Navarrese e Betis se cruzaram e que o empate foi vale os dois. O Levante UD FS, clube que apenas dois anos antes havia conquistado o título da Liga, acompanha o Antequera na caminhada rumo à Segunda Divisão. Apesar de ter jogadores de alto nível,

Finalmente, cabe destacar o trabalho de Xavi Closas à frente das Industrias Santa Coloma e Juanlu Alonso com Quesos El Hidalgo Manzanares. Ambas as equipes lutaram para ficar, mas escaparam da linha de fundo com um final de temporada espetacular. Os manchegos chegaram a 35 pontos e o reitor ficou em 34. Ambos aproveitaram o incentivo de seu povo para empatar os três pontos em casa e esquecer de fazer as contas nas últimas jornadas.