Em Assembleia com os franqueados nesta terça-feira, em São Paulo, a LNF definiu assuntos importantes no cenário do futsal nacional. Com o objetivo de modernizar o produto, fortalecer a marca, estimular a competitividade e angariar mais investimentos, a competição mudará o formato a partir de 2025. Todos os temas foram aprovados pelos dirigentes presentes, respeitando a essência da entidade.

O atual campeonato e a edição de 2024 apontarão o ranking das equipes da LNF, levando em consideração a pontuação na primeira fase da competição. Na soma dos dois anos, as 20 equipes com melhor desempenho disputarão a LNF em 2025, e as demais jogarão a Liga de Acesso. Ou seja, a partir de 2025, a LNF será formada por 20 equipes e, a cada temporada, as três últimas equipes na tabela de classificação jogarão a Liga de Acesso no próximo ano, subindo para a LNF as três melhores equipes da Liga de Acesso.

Atom Fotografia
Troféu do campeão da LNF

Liga de Acesso

Diferente do que ocorre na LNF, a Liga de Acesso não será formada somente por franqueados, mas também por clubes Convidados. Desta forma, o acesso à LNF fica restrito ao aspecto técnico. Importante ressaltar que o Franqueado que eventualmente saia da LNF para a Liga de Acesso permanecerá com o valor recebido de benefícios. A LNF seguirá com 24 franqueados, que além dos mesmos benefícios, terão o direito a voto em Assembleias institucionais. O formato da competição será definido somente em 2024.

Talentos LNF

Outra novidade apresentada no encontro diz respeito as categorias de base. Mais precisamente às equipes Sub20.  O Talentos LNF 2024 será uma competição envolvendo esta categoria com as equipes disputantes da LNF, ainda a serem confirmadas. O campeonato será custeado pela entidade.

O significado de talento está relacionado com a aptidão ou a inteligência. O Sub20 é a vitrine do futsal, do talento dos atletas criados dentro dos clubes e que, com o passar do tempo, são cobiçados no mundo inteiro.

O Projeto Talentos LNF tem como objetivo principal oferecer oportunidade para que os atletas Sub20 possam participar ativamente de uma competição em nível nacional de longa duração, proporcionando o intercâmbio com equipes de outros estados.

Hedgard Moraes
Minas é uma das referências em categorias de base

Receitas

Desde sua criação, a LNF prima pela equidade na distribuição de suas receitas. Neste ano, a LNF mrJack.bet 2023 mostra-se mais um sucesso, em visibilidade e investimento. A entidade tem como base as principais ligas internacionais para distribuição de suas receitas entre as equipes com objetivo de manter a competição equilibrada financeiramente e disputada esportivamente.

Ao final de 2023, somados todos os recursos disponibilizados ao longo da temporada, os clubes receberão aproximadamente 5 milhões de reais em benefícios e premiações (bolas, comunicação visual das quadras de jogo, arbitragem, logística e premiação). O campeão dessa edição receberá, no total, 314 mil reais, valor que, conforme a tendência, apresenta crescimento para as próximas temporadas.

Pedro Paulo Diaz
Corinthians é o atual campeão da LNF

Parcerias

Por fim, a LNF firmou uma parceria, no início deste ano, com a EY, Win the Game e Golden Goal, com o objetivo de profissionalizar e buscar mais investimentos para a entidade e seus franqueados. Os resultados já podem ser vistos. A competição atingiu mais de 1 milhão de pessoas nas transmissões da LNFTV e no YouTube, além de mais de 500 mil nas transmissões do sportv. São 100% das partidas transmitidas ao vivo.

Playoffs

Depois do término da primeira fase no final de semana, a LNF mrJack.bet 2023 começa nos próximos dias a disputa dos Playoffs. Todos os duelos terão cobertura ao vivo do sportv e LNFTV. As 16 equipes classificadas disputam as eliminatórias em busca do título mais cobiçado do futsal nacional. Em 2023, a final será em jogo único, no dia 17 de dezembro, com transmissão ao vivo na globo, dentro do Esporte Espetacular. As datas do início dos Playoffs serão divulgadas em breve.

Edson Castro
Atlântico terminou a 1ª fase na liderança da competição