A LNF 2024 não começou, mas os clubes de todas as regiões movimentam suas equipes nas pré-temporadas e em torneios que antecedem a maior competição de futsal do Brasil. Consolidada na modalidade e perto de completar três décadas de vida, a edição deste ano terá uma premiação de 500 mil reais, contemplando do campeão ao 16º colocado.

Edson Castro
Final da última LNF entre Atlântico x Joinville

Como o campeonato é, em sua maioria, disputado em locais do interior do país, a logística acaba sendo a maior dificuldade das equipes. Assim como acontece há bastante tempo, pensando justamente no fortalecimento das instituições e por consequência no produto, a LNF disponibiliza o equivalente a nove milhões de reais em benefícios aos clubes. Este valor engloba estruturas, logísticas e diversos outros itens necessários para as competições acontecerem.

Além da questão equânime em relação aos benefícios, o critério técnico em relação à premiação fica estabelecido desde já. O campeão de 2024 fatura 150 mil, o vice 100 mil e o terceiro colocado 50 mil. Em uma decrescente do quarto até o 16º, todos os clubes recebem um prêmio em dinheiro.

Vale relembrar que a edição de 2023 e a deste ano contabilizam a pontuação que determinará os quatro times que jogarão a Liga de Acesso em 2025, grande novidade para o ano que vem. Ou seja, no final do ano, a LNF passará a ser composta por 20 equipes. A partir de 2025, ano da primeira edição da Liga de Acesso, os três times melhor classificados na competição jogarão a LNF no ano seguinte e os três piores colocados na LNF passam a jogar a Liga de Acesso em 2026.