A LNF 2022 chegou ao final em novembro com o Corinthians conquistando o bicampeonato da competição ao bater o Atlântico, em Erechim. O caminho dos dois times e de todos os outros que participaram da competição reserva uma série de dados que ajudam a explicar porque o campeonato é o mais disputado de todas as ligas mundo a fora. Apenas Allan, eleito o melhor fixo e craque da edição deste ano, figura entre os destaques individuais. Pelo menos nos números.

Maurício Moreira

Dieguinho foi o artilheiro da LNF 2022. Foto: Maurício Moreira

Ao todo, somando a primeira fase e os Playoffs, foram disputadas 261 partidas, o equivalente a 10.480 minutos cronometrados em quadra. As redes balançaram 1.234 vezes, com a média ficando em 4,7 por jogo. Nesse quesito, ninguém superou Dieguinho. O pivô do Joinville terminou com média de 1,1 gol por jogo, totalizando 25 comemorações. No futsal quem tem obrigação de defender não está impedido de marcar gols. O goleiro Matheus, do São José, se destacou como goleiro artilheiro, marcando cinco vezes.

Brenno Domingues

O goleiro artilheiro da LNF 2022. Foto: Brenno Domingues

Do vice campeão Atlântico, uma curiosidade. O time foi quem mais chutou a gol. Foram 334 tentativas, sendo 71 somente de Serginho, eleito o melhor ala esquerdo. O goleiro do time Gaúcho, João Paulo, ficou na frente em defesas: foram 235 no total.

Edson Castro

João Paulo defendeu o gol do Atlântico. Foto: Edson Castro

Do Paraná veio o líder em desarmes. Cabreúva, do Pato, tomou a bola dos adversários 355 vezes. Do mesmo estado, o campeão de 2021 Cascavel, não levou a taça dessa vez, mas terminou como o melhor mandante: 12 vitórias em seus domínios.

O Magnus decepcionou na fase eliminatória mas preservou dados que mostram a força da equipe de Sorocaba. Leandro Lino foi o líder de assistências com sete. Coletivamente, o time teve o melhor ataque com 74 gols marcados, a melhor defesa, com 33 sofridos e ainda foi o melhor visitante com sete vitórias fora de casa.

Ramon Bitencourt

Leandro Lino foi destaque no Magnus na temporada. Foto: Ramon Bitencourt

Lembrando a Seleção da LNF 2022: Anderson, goleiro do Minas, Allan, fixo do Corinthians, William, ala-direito do Jaraguá, e Serginho, ala-esquerdo do Atlântico, e Dieguinho, pivô do Joinville. A revelação foi Maia, do Minas. O técnico escolhido na votação foi Thiago Raupp, do Atlântico.

Edson Castro

Thiago Raupp comanda o time do Galo. Foto: Edson Castro

2023 tem mais!