A final da Liga dos Campeões de Futsal da UEFA acontece na França na sexta-feira, com as semifinais sendo disputadas no Antarès, em Le Mans. Damos uma olhada na ação, com três ex-campeões tentando conquistar o título novamente e o estreante Cartagena tentando se juntar ao rol de honra. A disputa pelo terceiro lugar e a final serão no domingo.
Kairat Almaty x Cartagena Costa Cálida
O Kairat, que participou de mais edições desta competição do que qualquer outro clube, está de volta à final após uma ausência de quatro anos, buscando o terceiro título que lhe escapava desde 2015. Apenas Edson, Birzhan Orazov, Narun Serikov e Dauren Tursagulov permanecem do time que perdeu sua última semifinal para o Barça em 2021, com Dennis Cavalcanti agora na função de goleiro armador ocupada por tanto tempo por Higuita.
A caminho de Le Mans, venceram todos os seis jogos, derrotando times como o Sporting CP e o novo clube de Higuita, o Semey, seus ambiciosos rivais cazaques. O espanhol Marlon Velasco assumiu o comando do Kairat em 2023; na temporada anterior, o time de Noia, de Velasco, havia perdido duas vezes para o Cartagena em sua temporada de estreia na primeira divisão espanhola.
O Cartagena, por sua vez, está em sua estreia europeia, mas, tendo conquistado seu primeiro título espanhol na temporada passada, seu progresso não foi nenhuma surpresa. De fato, estreantes já conquistaram este troféu diversas vezes, mais recentemente o Palma em 2023.
Eles chegam a esta final depois de uma sequência de resultados mistos, mas em janeiro conquistaram seu segundo grande título com a Supercopa da Espanha e, no último fim de semana, venceram uma partida emocionante por 4 a 3 contra o Murcia FS, clube que o técnico do Cartagena, Duda, liderou por tanto tempo (incluindo a final desta competição em 2008, perdendo nos pênaltis para o Sinara Ekaterinburg).
Estatística principal: Enquanto o Kairat almeja um terceiro título europeu e está em sua quinta semifinal apenas contra adversários espanhóis, o Cartagena espera imitar Castellón (na edição inaugural de 2002), Sinara Ekaterinburg (2008), Montesilvano (2011), Barça (2012), Ugra Yugorsk (2016) e Palma (2023) ao conquistar o título em sua temporada de estreia.
Birzhan Orazov, capitão do Kairat : “O Cartagena, como qualquer time espanhol, é muito perigoso. Além disso, eles foram campeões [espanhóis]. Nosso técnico conhece bem o Cartagena.”
Duda, técnico do Cartagena : “O último jogo antes da Liga dos Campeões foi ideal para gerar boas vibrações no elenco e no clube, e agora vamos tentar fazer um bom torneio. Agora é a vez da Europa, e estamos nos preparando para ela sabendo que é um momento importante. Vamos dar 100% contra o Kairat nas semifinais.”

Sporting CP x Illes Balears Palma
O Palma estreou na temporada 2022/23, quando venceu a final como anfitrião, derrotando o Sporting nos pênaltis em uma emocionante decisão, e repetiu a façanha em Yerevan no ano passado. Nenhum clube conquistou este título três vezes consecutivas e, em seu último jogo da rodada de elite, o Palma estendeu sua invencibilidade na Europa para 22 jogos, quebrando o recorde geral de partidas sem derrota.
Mais recentemente, quatro vitórias consecutivas levaram o Palma ao topo do Campeonato Espanhol, e a equipe perdeu apenas uma vez desde 8 de fevereiro, para o Peñíscola, na final da Copa da Espanha, em março. Desde a rodada de elite, o pivô brasileiro Charuto reforçou o elenco do Palma e, embora no verão passado tenha visto vários campeões se despedindo, os goleiros Luan Müller e Carlos Barrón – respectivamente, chaves para as vitórias nas finais de 2023 e 2024 – permanecem, assim como outro veterano de ambos os sucessos anteriores, Mario Rivillos. Fabinho perdeu a final de 2024 por lesão, mas está tendo uma temporada produtiva, embora o zagueiro Manuel Piqueras tenha sido descartado na semana passada após uma ruptura do ligamento cruzado anterior.
Tendo chegado a seis finais nas sete temporadas anteriores (e conquistado dois títulos), o Sporting sofreu uma derrota por 5 a 4 para o Barça em Yerevan. No entanto, com um elenco experiente e com muitas estrelas da seleção portuguesa, campeã europeia, o Sporting chega à final pela 12ª vez.
João Matos (que tem um recorde de 89 jogos em competições) está prestes a disputar a sua 11ª final de torneio pelo Sporting CP, enquanto o treinador Nuno Dias está na sua décima e, tal como Antonio Vadillo, do Palma, procura igualar o recorde da terceira vitória individual no comando. Em janeiro, o pivô Vinícius Rocha renovou o contrato, após ter saído em 2021 após conquistar a segunda Liga dos Campeões de Futsal com o Sporting, já que Allan Guilherme estava afastado por lesão.
Estatística principal: Enquanto o Palma se esforça para ser o primeiro time a chegar à final em suas três primeiras participações, o Sporting está de olho em uma oitava final, o que igualaria o recorde do Inter FS.
Nuno Dias, treinador do Sporting : “O Palma é uma equipa com três jogadores para cada posição, com muita qualidade, agressividade, capacidade de ganhar a bola e de fazer transições, e também de jogar a pivô. Não há muitos aspetos negativos que possamos aproveitar.”
Antonio Vadillo, treinador do Palma : “O Sporting é possivelmente o favorito nesta Liga dos Campeões. É uma equipa muito completa, sofre muito pouco e domina perfeitamente as bolas paradas, talvez como nenhuma outra equipa no nosso desporto.”