
Com os olhos do mundo voltados para o Brasil, uma das favoritas ao título, a cidade de Lages volta a ser escolhida como base de treinamentos; competição será realizada nas Filipinas, entre 21 de novembro e 7 de dezembro
O coordenador das Seleções de Futsal da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Lavoisier Freire, esteve em Lages para uma visita técnica às instalações do ginásio Jones Minosso, nesta quinta-feira (17 de julho). Após a vistoria, Lavoisier confirmou oficialmente a cidade como centro de treinamentos da Seleção Brasileira Feminina de Futsal na preparação para a disputa da primeira edição da Copa do Mundo da modalidade, organizada pela FIFA.
A Seleção ficará concentrada em Lages entre os dias 20 de outubro e 6 de novembro. Em seguida, o grupo segue para a Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde finaliza os preparativos antes do embarque para as Filipinas, país-sede do torneio, que acontecerá de 21 de novembro a 7 de dezembro de 2025.
Para o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, a escolha de Lages reforça o protagonismo da cidade no cenário esportivo nacional. “É uma honra enorme para Lages estar novamente envolvida na preparação da Seleção Brasileira. Receber essas atletas, que são referência mundial, é motivo de orgulho. Mostra que temos estrutura, organização e amor pelo esporte e, mais uma vez, quem sabe, seremos pé quente para o Brasil”, destacou Tyrone.
Lages já havia sediado a preparação da equipe antes da conquista da Copa América, que garantiu ao Brasil a vaga na Copa do Mundo. Com retrospecto positivo e total apoio da comunidade, o município foi novamente escolhido como sede da pré-temporada.
A primeira edição da Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA contará com 16 países: Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Filipinas, Irã, Itália, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Panamá, Polônia, Portugal, Tailândia e Tanzânia. As seleções serão divididas em quatro grupos, com os dois melhores de cada grupo avançando às quartas de final. A competição segue com semifinais, disputa de terceiro lugar e a grande final.
O Brasil chega como uma das favoritas ao título e terá todos os holofotes voltados para sua campanha. A preparação em solo lageano será decisiva para mais um capítulo vitorioso do futsal feminino nacional.