FPF
Treinador comanda a melhor seleção do planeta

Na véspera do encontro com a Finlândia, que marca o arranque da Ronda de Elite de acesso ao Mundial’2024, a Seleção Nacional de Futsal cumpre esta tarde o treino oficial na Energia Areena, recinto que vai receber o jogo neste sábado às 18h10 locais (16h10 em Portugal Continental). Pela manhã, o grupo fez trabalho de ginásio na unidade hoteleira que acolhe a equipa em Helsínquia.

A Equipa das Quinas está inserida no Grupo E, juntamente com Geórgia, Arménia e Finlândia, em jogos fora e em casa. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo, que será disputada no Uzbequistão. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus. Depois do encontro com a Finlândia, Portugal enfrenta a Geórgia, a 20 de setembro, em Viseu (21h30).

Antes do treino da tarde, Jorge Braz revela o que não pode faltar à equipa nesta Ronda de Elite: “A questão essencial é sermos Portugal. A nossa identidade e organização, mas acima de tudo com o nosso compromisso e competitividade. Isso terá de estar no limite para se vencer”, começou por dizer.

Olhando para o adversário deste sábado, no arranque da Ronda de Elite, o Selecionador Nacional de Futsal traça o perfil do oponente: “A Finlândia é uma equipa muito organizada, que sabe o que fazer em todos os momentos do jogo. São extremamente aguerridos, não dá um único lance por perdido, acreditam sempre e mantêm-se nos jogos até ao final. É muito difícil lembrar-me de um jogo em que a Finlândia tivesse deixado descambar o jogo. Nesse sentido, o nosso foco, compromisso e competitividade terão de ser máximos para não permitr que tenham conforto no jogo”, disse.

Braz antevê um duelo muito competitivo: “Perspetivo um jogo semelhante ao 3-2 no Euro’2022 e ao 2-2 na qualificação para o Mundial’2021. Com as armas deles, vão tentar manter-se no jogo e no resultado. É uma seleção que aproveita muito bem todas as falhas e os erros dos adversários. Será um jogo muito competitivo, à semelhança dos últimos dois confrontos”, acrescentou.

A finalizar, o Selecionador Nacional diz ainda que as conquistas recentes de Portugal não tiram o foco no trabalho e na dedicação total: “O que fizemos no passado não será suficiente. Temos de acrescentar mais e prepararmo-nos cada vez melhor. Todas as seleções cresceram imenso, subiram pelo menos um degrau qualitativo. Este novo formato de qualificação, com jogo casa e fora, é benéfico para estas equipas. Vão competir pelo jogo com tudo. Por isso, foco e compromisso total da nossa parte”, concluiu.

A terceira e quarta jornada desta Ronda de Elite está agendada para 6 e 10 de outubro, respetivamente, com um duplo compromisso com a Arménia.