O Joinville suportou a pressão da Assoeva e saiu de quadra com um empate em 1 a 1 no primeiro jogo da final da Liga Nacional de Futsal (LNF). Jogando no ginásio Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires (RS), o Tricolor abriu o placar com o pivô Eka no primeiro tempo, mas acabou sofrendo gol de Boni na sequência, sendo pressionado na maior parte do restante da partida. O segundo e último jogo da decisão acontece no domingo da próxima semana, dia 3 de dezembro, em Joinville. A partida será às 11h, no Centreventos Cau Hansen, com transmissão ao vivo do SporTV. Um novo empate leva a decisão à prorrogação. Em caso de nova igualdade no tempo extra, o título fica com o Tricolor Catarinense, dono da melhor campanha.

Eka abriu o placar. Foto: Ulisses Castro
A primeira chance do jogo foi do Joinville. Em chute de Xuxa, André Deko voou no canto para fazer a defesa. A resposta da Assoeva veio no minutos seguinte, quando Valdin avançou pelo meio e finalizou de bico. Willian espalmou pela lateral. Aos cinco, Valdin fez jogada individual espetacular, mas acabou desarmado pelo goleiro joinvilense no momento da conclusão. O jogo seguiu lá e cá nos minutos seguintes. Aos seis, foi a vez de André Deko evitar o gol de Fernando.
Dois minutos depois, o Joinville teve a melhor chance da partida até então. Ao receber sozinho na área, Fellipe Mello tocou na saída de Deko, e a bola pegou caprichosamente na trave, saindo pela linha de fundo. No lance seguinte, porém, não teve jeito. Eka chutou da entrada da área e fez 1 a 0. A Assoeva não se abateu com o gol sofrido e continuou atacando com o mesmo ritmo. Aos 11, Sacon finalizou rente à trave.
De tanto insistir, o time gaúcho chegou ao empate aos 14. O autor do gol foi o capitão Boni, num desvio sutil na saída de Willian. A igualdade incendiou a torcida da Assoeva, que passou a empurrar o time das arquibancadas do Parque do Chimarrão. Aos 15, Valdin arrancou sozinho e perdeu um gol cara a cara com Willian. Imprensado pelo rival, o Joinville se fechou na defesa nos minutos finais, garantindo o resultado.

Boni empatou o jogo. Foto: Ulisses Castro
O segundo tempo começou com uma defesa espetacular de Willian em conclusão de Boni de dentro da área. Aos quatro, Renatinho fez boa jogada pela direita e bateu cruzado. A bola tocou em Boni e se perdeu pela linha de fundo. Três minutos depois, Sacon arriscou da ala esquerda e Willian foi buscar no canto. Na jogada seguinte, Renatinho limpou a marcação, bateu no canto e lá estava o goleiro joinvilense novamente.
A pressão da Assoeva continuou nos minutos finais. Aos 11, Valdin finalizou rente à trave, arrancando suspiros da torcida. Aos 15, porém, o time gaúcho estourou o seu limite de faltas ficando a uma infração de ser penalizado com o tiro livre direto. Por conta disso, a Assoeva reduziu o ímpeto, e o empate persistiu até o apito final.
Assoeva: André Deko, Boni, Daniel, Valdin e Renatinho. Entraram: Keko, Vagner, Marícilio, Maurício, Ygor, Axel, Sacon e Douglas. Técnico: Fernando Malafaia.
Joinville: Willian, Fernando, Xuxa, Fellipe Mello e Fernandinho. Entraram: Jackson Samurai, Junai, Leco, Josué, Eka, Sinésio, Gabriel e Jé. Técnico: Vander Iacovino.
-
Foto: Ulisses Castro
-
Comemoração do primeiro golFoto: Ulisses Castro
-
Jogo de ida da finalFoto: Ulisses Castro
-
Foto: Ulisses Castro
-
Capitão Boni faz a torcida amarela explodirFoto: Ulisses Castro
-
Foto: Ulisses Castro
-
Primeiro tempo acabou empatadoFoto: Ulisses Castro
-
Foto: Ulisses Castro
-
Foto: Ulisses Castro
-
Festa bonita antes da bola rolarFoto: Ulisses Castro
-
Festa do gol de empateFoto: Ulisses Castro
-
Valdin orienta a equipeFoto: Ulisses Castro
-
Eka abriu o placarFoto: Ulisses Castro
-
Jogo muito disputadoFoto: Ulisses Castro
-
Foto: Ulisses Castro
-
Foto: Ulisses Castro
-
Sempre de olho na bolaFoto: Ulisses Castro
-
Eka foi o autor do gol do JECFoto: Juliano Schmidt
-
Foto: Ulisses Castro
-
Foto: Ulisses Castro
-
Joinville saiu na frenteFoto: Ulisses Castro
-
Willian foi destaque da partidaFoto: Juliano Schmidt
-
Foto: Ulisses Castro
-
Valdin no aquecimentoFoto: Ulisses Castro
-
Foto: Ulisses Castro
-
De olho na reedição da final da LNF 2017. Joinville, do técnico Vander Iacovino, vai até Venâncio Aires pela oitava rodadaFoto: Ulisses Castro
-
Toda intimidade de Jackson com a redondaFoto: Ulisses Castro
-
Ginásio Poliesportivo, palco da final da Liga Nacional de Futsal 2017, receberá novo telhado para evitar goteiras e umidadeFoto: Ulisses Castro
-
Torcida febre amarelaFoto: Ulisses Castro
-
Time do JoinvilleFoto: Juliano Schmidt
-
Foto: Ulisses Castro
-
Boni empatou o jogoFoto: Ulisses Castro


Comemoração do primeiro gol

Jogo de ida da final


Capitão Boni faz a torcida amarela explodir


Primeiro tempo acabou empatado



Festa bonita antes da bola rolar

Festa do gol de empate

Valdin orienta a equipe

Eka abriu o placar

Jogo muito disputado



Sempre de olho na bola

Eka foi o autor do gol do JEC



Joinville saiu na frente

Willian foi destaque da partida


Valdin no aquecimento


De olho na reedição da final da LNF 2017. Joinville, do técnico Vander Iacovino, vai até Venâncio Aires pela oitava rodada

Toda intimidade de Jackson com a redonda

Ginásio Poliesportivo, palco da final da Liga Nacional de Futsal 2017, receberá novo telhado para evitar goteiras e umidade

Torcida febre amarela

Time do Joinville


Boni empatou o jogo