Joinville
Joinville teve temporada em alto nível

Ao longo de sua história, o Joinville tem desempenhado um papel fundamental no cenário esportivo nacional, conquistando corações e colocando os nomes de Joinville e de Santa Catarina cada vez mais em destaque entre os amantes do esporte. Em 2023, esse legado foi fortalecido na história do time, já que durante o ano, a equipe consolidou a relevância em âmbito nacional através de importantes conquistas e espaços de destaque no pódio dos campeonatos de maior destaque em todo o país.

Dentro e fora dos ginásios, o Joinville seguiu se destacando, seja nas performances notáveis, nas estratégias adotadas, ou no desempenho individual de cada jogador. Todos esses destaques contribuíram para os resultados do time ao longo do ano, com partidas memoráveis, embates difíceis e lições aprendidas por toda a equipe. Ao todo, o time disputou sete campeonatos, chegando em seis finais e garantindo o primeiro lugar em quatro oportunidades.

Que tal relembrar os momentos que marcaram o ano do Joinville? Confira os campeonatos que se destacaram no ano:

Momentos de 2023 que ficarão na história

1- JEC campeão da Supercopa Gramado

Para começar a temporada com muita energia, o JEC/Krona já alcançou o primeiro lugar no pódio de uma das competições mais importantes do futsal. Em março, o time levou a Supercopa Gramado, que contou com cinco jogos em sete dias e muita emoção para os jogadores.

Disputado na Serra Gaúcha, entre 27 de fevereiro a 4 de março, o torneio reuniu alguns dos principais times do futsal brasileiro, e o JEC conseguiu largar bem na temporada e garantir o primeiro lugar. Na grande decisão contra o Atlântico, o time conquistou a vitória por 4×2 com três gols de Eder Lima e um de Xuxa, que foi coroado como o artilheiro da competição.

2- Conquista da Supercopa

O segundo desafio da equipe, também em março, foi a Supercopa de Futsal 2023. Os cinco dias de competição na Arena Maracaju, no Mato Grosso do Sul, reuniram equipes que conquistaram a Taça Brasil, Copa do Brasil, Copa Sul e Copa Nordeste de Futsal na temporada anterior, com destaques para Pato (PR), Ceará (CE), Joaçaba (SC), Jijoca (CE) e Magnus Sorocaba (SP), além do Joinville. O grande e mais aguardado confronto ocorreu na final, quando em uma atuação quase perfeita contra o Sorocaba, o Joinville garantiu o título com vitória por 4 a 1. A conquista ainda garantiu aos joinvilenses uma vaga para a Copa Libertadores de 2023.

3- De virada, Joinville é campeão da Recopa SC:

Ao continuar a sua jornada de sucesso pela temporada de 2023, o Joinville disputou a Recopa SC, competição anual que coloca frente a frente os campeões do Catarinense e da Copa SC . E pela terceira vez em um período de menos de 30 dias, o Joinville levou a melhor e ficou com o título, vencendo o Jaraguá duas vezes – 3 a 0 no Cau Hansen e 3 a 1, de virada, em plena Arena Jaraguá. Roni (duas vezes) e Kevin anotaram os gols da segunda partida para carimbar a conquista estadual no ginásio do maior rival.

4- Campeão do Campeonato Catarinense 2023:

O Joinville consagrou a série de vitórias do ano ao levantar a taça do Campeonato Catarinense de Futsal, depois de uma vitória sobre o Jaraguá na grande final. Além de ter garantido o título de campeão, o time conquistou um feito histórico: venceu, pela primeira vez, o seu maior rival em casa, no Centreventos Cau Hansen, em finais estaduais. O campeonato começou no início do ano, mas foi decidido em dezembro.

Com empate em 2×2 na partida de ida em Jaraguá e vitória por 2×0 no duelo de volta em Joinville, o JEC pôs fim ao jejum de conquistas do Estadual que não vinha desde 2020. De quebra, o time ainda garantiu a vaga para representar Santa Catarina na Taça Brasil de Futsal na próxima temporada.

5 – Vice-campeão da Libertadores da América

O Joinville também se destacou em competições internacionais. Em maio deste ano, conquistou o vice-campeonato da Libertadores da América, disputada na Venezuela. Passando por adversários da Argentina, Colômbia, Bolívia, Peru e Venezuela durante a jornada, o tricolor chegou a decisão contra o Cascavel (PR), onde acabou superado pelo placar de 3 a 1. Assim como em 2018, o JEC/Krona conquistou o vice-campeonato da Libertadores.

6 – Vice-campeão da Liga Nacional de Futsal

Mais uma final também foi alcançada na Liga Nacional de Futsal para o Joinville. Depois de uma temporada excelente, onde só foi derrotado duas vezes em 29 jogos, o time chegou a grande decisão com muita expectativa, já que tratava-se da primeira final em jogo único na história da Liga. Em um jogo eletrizante disputado em Toledo/PR, os catarinenses saíram na frente, mas viram o Atlântico, de Erechim (RS), virarem o jogo nos segundos finais da partida. O placar ficou 2×1 para a equipe gaúcha, que garantiu o seu primeiro título da Liga. Além de ter alcançado a vaga na final, eliminando equipes tradicionais nos playoffs, como Carlos Barbosa (RS) e Sorocaba (SP), o Joinville ainda emplacou dois nomes na seleção do torneio: o goleiro Willian e o técnico Cassiano Klein.