Depois do empate em 1 a 1 no primeiro jogo da decisão, o Joinville precisava vencer Assoeva em casa para conquistar pela primeira vez o título da Liga Nacional de Futsal. Novo empate levava a decisão para a prorrogação. E foi na prorrogação, após empate em 2 a 2 no tempo normal que o título veio. Nos dez minutos extras, o Joinville tinha a vantagem do empate por ter melhor campanha. Com brilho do goleiro Willian, a equipe mostrou força na defesa e decidiu o título com gol de Jackson Samurai no finalzinho.

Jackson brilha no título do Joinville. Foto: Juliano Schmidt
No tempo normal, a Assoeva não se intimidou com a pressão dos donos da casa e abriu o placar da final com Valdin, que driblou o goleiro Willian com categoria e chutou quase sem ângulo para a rede. O empate do Joinville veio ainda no primeiro tempo, em um chute de longe de Jackson Samurai. Eka, no meio do caminho, desviou propositalmente e foi decisivo para o gol.
No segundo tempo, a decisão continuou tensa, com o Joinville pressionando bastante. O gol de desempate surgiu a cinco minutos do fim, em nova bomba de Jackson Samurai, dessa vez sem desvio.
A torcida do Joinville fez a festa como se o título fosse apenas questão de tempo, mas a Assoeva voltou a mostrar força logo em seguida: Valdin marcou mais um.
Na prorrogação, os goleiros Willian e Deko fizeram belas defesas. Melhor para o defensor do Joinville, que tinha a vantagem do empate e foi um dos heróis da conquista. A Assoeva ainda tentou o tudo ou nada com goleiro-linha, mas a defesa do Joinville não deu chances aos rivais. Até que Samurai explodiu de vez a torcida local no fim da prorrogação: 1 a 0.
Joinville: Willian, Gabriel, Leco, Junai e Jackson Samurai. Entraram: Fernandinho, Fernando, Fellipe Mello, Xuxa, Eka, Sinésio, João Paulo, Jé

Joinville é campeão da LNF2017. Foto: Juliano Schmidt