A seleção brasileira de futsal foi convocada para o primeiro torneio oficial após conquistar o hexacampeonato mundial. A lista está cheia de novidades, entre elas, o nome do paraense Thiaguinho, considerado um dos 10 melhores jogadores jovens do mundo, que foi convocado pela primeira vez para o time principal do Brasil.

CBF
Na lista dos 10 melhores jogadores jovens de futsal do mundo, paraense é convocado pela 1ª vez para a seleção brasileira | Foto: CBF

O ala paraense de 21 anos foi convocado pelo técnico Vanildo Neto, que comandará a seleção principal e a sub-20, na primeira etapa da Liga Evolução da Conmebol, competição na qual o jogador já disputou pela categoria sub-20, no ano passado, e que tem o objetivo de desenvolver a modalidade no continente sul-americano. A sede do torneio será a cidade de Fortaleza, no Ceará, entre os dias 6 e 10 de novembro.

Carreira

Natural da capital Belém, Thiaguinho, de 21 anos, ficou entre os 10 melhores jogadores jovens de futsal do mundo na temporada 2023, em premiação da Futsal Planet, considerada a principal da modalidade e que conta com a chancela da FIFA.

No Pará, o jogador passou pelas categorias de base no futebol de campo do Paysandu, além do Carajás, por onde disputou a Copa São Paulo de Futebol Jr, em 2019, com 16 anos. Depois ele migrou para o futsal e jogou também na base e nos profissionais do Remo.

Do clube azulino, o paraense partiu em 2021 para o Corinthians, clube em que estava até 2023, quando foi para os profissionais do Foz Cataratas, do Paraná, e disputou a atual edição da Liga Futsal, onde se destacou e chegou a primeira convocação para a seleção brasileira.