Prestes a completar 30 anos, no próximo dia 27, João Neto recorda o passado distante para relembrar uma dica do pai que mudaria sua vida. O goleiro do Jaraguá nasceu em João Pessoa, na Paraíba, e está em Santa Catarina desde 2018. Identificado com o clube, sabe que há coisas ainda a conquistar em uma longa carreira. Se possível ainda esse ano. Confira o bate papo com o jogador.

João Neto é um dos destaques do Jaraguá na temporada. Foto: Paulo Sauer
Como foi o seu início no futsal?
Foi aos cinco anos no Benfica, de João Pessoa, onde fiquei até os 21 anos. Iniciei treinando na linha, mas meu pai que era goleiro amador me disse que eu não levava jeito nenhum e que eu deveria ir para o gol. Fiquei, gostei e acabou virando a minha profissão.
Como enxerga a LNF desse ano?
Extremamente equilibrada e a cada ano a tendência é isso continuar. Não tem mais tanta diferença de investimento entre os clubes. Isso resulta com muitas equipes com mais chances de ganhar. A questão das chaves tornou ainda mais difícil desde a primeira rodada. Não tem um jogo que se entre em quadra com favoritismo.
Pela tradição, o Jaraguá deveria estar melhor, mas o clube teve dificuldades, correto?
Por mais que o clube tenha tradição, isso não entra em quadra. A história e a torcida contam, mas dentro de quadra o que vale é quem está bem naquele dia. Nossa maior dificuldade foi a reformulação no elenco sem amistosos antes. Perdemos partidas na largada e iniciamos com pressão. Depois emendamos alguns empates até a pancada contra o Magnus. Conseguimos nos reerguer depois e adquirir mais confiança. Dedicação não falta. Acredito no nosso grupo e na nossa classificação.
A vaga ainda é o maior objetivo de vocês?
A vaga é sim o maior objetivo. É lá o lugar para o Jaraguá estar, não somente pela tradição, mas pelo nível do nosso time e pelo trabalho que vem sendo feito. É importante para o projeto que está sendo feito aqui em curto e médio prazo voltar a brigar por grandes títulos.
E o seu objetivo pessoal, qual é?
Brigar pelas finais. Já fiz parte do grupo semifinalista, mas ambiciono a final. Somos capazes. Primeiros vamos tentar os Playoffs para depois pensar mais alto. Quero ser peça fundamental até lá. Se Deus quiser vamos fazer isso se tornar realidade.
O próximo jogo do Jaraguá será apenas no dia 11 de outubro. E o último jogo não será nada fácil. A equipe vai até a capital paulista enfrentar o atual vice-campeão da LNF, Corinthians, justamente o confronto que pode valer a última vaga entre os melhores do grupo A.