
A Seleção Nacional de Portugal iniciou, esta segunda-feira, em Matosinhos, o estágio de preparação que contempla dois jogos com o Japão. A formação orientada por Jorge Braz cumpriu um treino e deu início à preparação para a fase final do Campeonato do Mundo 2024, que se realizará no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro de 2024.
Portugal defronta o Japão em dois jogos de preparação agendados para o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a 3 e 5 de fevereiro. Ambos os jogos com a equipa nipónica terão início pelas 20h00. Olhando para o histórico de confrontos, Portugal e Japão já se enfrentaram em sete ocasiões (quatro vitórias para a Equipa das Quinas e três empates), sendo que o último jogo disputou-se em agosto de 2021, em Rio Maior, na preparação para o Mundial da Lituânia.
Nesta segunda-feira registou-se uma alteração na lista de convocados. Bruno Pinto (CR Leões Porto Salvo) substitui Tiago Brito (SC Braga), que se apresentou com limitações físicas e foi dispensado.
Antes do treino, o capitão João Matos definiu os objetivos para esta etapa de preparação: “Acima de tudo, temos de olhar para aquilo que fizemos na qualificação e ver o que correu menos bem no último jogo. Começar a preparar a equipa tendo em vista o que será o Mundial. Temos de olhar para nós, para os nossos conceitos e princípios, assimilar muito bem aquilo que é a ideia e a mensagem do Selecionador Nacional. Queremos colocar isso em prática na forma mais consistente e duradoura durante o jogo. Há arestas a limar e temos de criar dinâmicas para o futuro”, começou por dizer.
Olhando para o adversário, o fixo de 36 anos antevê embates muito intensos: “O Japão é um adversário muito complicado, uma equipa muito intensa e forte. São organizados, sabem muito bem o que fazem, com jogadores com muita qualidade técnica. Defrontamo-los no arranque da preparação para o Mundial 2021 e vencemos por 3-2, num encontro muito duro para nós. É uma equipa extremamente competitiva e nunca desiste do resultado. Vamos procurar justificar o nosso favoritismo e a nossa qualidade. Espero um jogo equilibrado e intenso. Queremos ganhar e demonstrar a nossa qualidade. É uma fase de preparação, mas o nosso pensamento está claramente na vitória nos dois jogos”, revelou.